Encontro gastronômico mostra tendências em lanches rápidos

Inovação

Encontro gastronômico mostra tendências em lanches rápidos

Food trucks somam praticidade com uma pitada de sofisticação

Por

Encontro gastronômico mostra tendências em lanches rápidos
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Lanches deliciosos e rápidos. Quando se fala em comida de rua, logo se pensa em pastel, cachorro- quente, xis, churros. Um cardápio de clássicos. Mas uma nova onda, que surgiu nos Estados Unidos, chegou com tudo no Brasil e há cerca de três anos cresce no RS.

Na região, essa moda foi lançada pelo Gastronomia Livre, evento itinerante que reúne empreendedores de todo o estado, adeptos ao food truck. Em sua estreia no município, a atividade, que ocorreu junto com a programação oficial de Natal, reuniu mais de três mil pessoas na Praça Menna Barreto.

De acordo com o empresário, Sérgio Pistor, que criou a ação há dois anos, o intuito é levar para o interior do RS a novidade que vem ganhando força em Porto Alegre. Para ele, o principal objetivo dessa modalidade de gastronomia é unir preço acessível com uma pitada de sofisticação e praticidade. “A pessoa chega de bicicleta, estende uma toalhinha no chão, e vê o cozinheiro mexendo nas panelas. Isso que é legal”, comenta.

Conforme Pistor, os food trucks surgiram para popularizar receitas que antes eram tidas como elitizadas, sem que o lugar ou o preço sejam um empecilho para o público. Segundo ele, há pessoas que não vão a restaurantes por achar caro ou não se sentir bem com certas formalidades e ambientes.

Ele considera que o estímulo sensorial é um tempero extra. “A essência é oferecer comida boa e barata. E sentir aquele cheirinho enquanto se espera também é bom”, pondera. A primeira edição estrelense do Gastronomia Livre foi acompanhada de uma grande expectativa, mas, de acordo com o organizador, os resultados foram mais do que satisfatórios.

[bloco 1]

No cardápio

De comida vegetariana a receitas de origem germânica, as opções eram variadas. O único fator que coincide no trabalho dos cinco cozinheiros que participaram do evento é o capricho no preparo. De acordo com Pistor, não era possível prever o resultado do evento, mas o histórico de sucessos dava confiança.

Conforme o proprietário e cozinheiro do Food Truck Bruxelas Belgian Waffle, Jerônimo Godoy, de Porto Alegre, o investimento nesse tipo de negócio é tão extenso quanto em atividades convencionais. O forno, construído especialmente para assar massas de diferentes receitas, foi importado da Bélgica.

Para Godoy, ter uma infraestrutura bem organizada é essencial, fatores técnicos nem sempre garantem o sucesso. Ele relata que a recepção do público do interior, às vezes, é mais gratificante do que uma crítica especializada.

Para a cheff Petra Krüger, especializada em cardápios para almoços e jantares particulares, é preciso mudar o conceito clássico de comida de rua. Para ela que em eventos como o Arte na Praça e o Gastronomia Livre monta sua cozinha ao ar livre, provar receitas diferentes é uma forma de conhecer novas culturas.

Nessa edição foi influenciada por sua descendência e pela predominância étnica da região ao escolher o prato principal. Petra preparou uma comida típica alemã, o currywurst, que leva salsichas bierwurst grelhadas e molho com especiarias.

Para ela, cozinhar em um evento que dura quase 12 horas abrange mais do que o preparo dos ingredientes. “É muito amor, a energia e a interação são tão bacanas que nem vemos o tempo passar.”

Acompanhe
nossas
redes sociais