Lajeado em 2040

Especiais

Lajeado em 2040

Estudos, audiências públicas, projeções e análises de profissionais norteiam o futuro da mais populosa cidade do Vale do Taquari para um crescimento sustentável e dinâmico. O futuro de Lajeado passa, essencialmente, pela consolidação de um novo e moderno Plano Diretor,…

Por

Lajeado em 2040
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estudos, audiências públicas, projeções e análises de profissionais norteiam o futuro da mais populosa cidade do Vale do Taquari para um crescimento sustentável e dinâmico. O futuro de Lajeado passa, essencialmente, pela consolidação de um novo e moderno Plano Diretor, adequado às demandas do hoje com vistas no amanhã.

A população de Lajeado aumenta, em média, mil pessoas a cada ano. Crescimento impulsionado, entre outras coisas, pela geração de novos empregos e a vocação empreendedora, pela expansão da Univates e pela qualidade de vida.

O estudo do novo Plano Diretor do município vem para garantir um desenvolvimento sustentável aos lajeadenses. O primeiro passo será compactar a cidade em sete Unidades Territoriais de Planejamento (UTPs), agrupando assim os 27 bairros. A intenção é implantar o conceito de “cidade mista”, ou seja, fazer com que as comunidades tenham acesso a um mínimo de serviços básicos dentro de sua área delimitada, evitando deslocamentos e diminuindo o fluxo nas áreas centrais.

“Em cada uma, foram definidas centralidades, que são os locais onde a região já tem um desenvolvimento estabelecido ou em estágio de crescimento. Além disso, as UTPs devem servir de base para a criação de indicadores nas diversas áreas, como educação, saúde, aspectos sociais. Será possível analisar de maneira mais concreta quais as carências em cada uma das unidades e fazer os investimentos necessários para minimizá-los”, explica o secretário de Planejamento (Seplan), Rafael Zanatta.

LAJEADO EM 2040

• 110 mil habitantes
• 7 unidades territoriais de planejamento
• 3 pontes sobre o Rio Taquari
• Novos postos de saúde
• Migração dos centros comerciais
• Polo de inovação e tecnologia

Acompanhe
nossas
redes sociais