Laços para além da escola

Encantado - Caravana PENSE

Laços para além da escola

O projeto PENSE busca valorizar alunos e professores do Vale do Taquari por meio de atividades de conscientização e reconhecimento

Por

Laços para além da escola
Encantado

Os alunos da Escola Estadual Monsenhor Scalabrini homenagearam a diretora Rosemeri Radaelli, 55, na manhã de terça-feira, durante a 8ª edição da Caravana do PENSE. Depois 15 anos trabalhando na escola, três deles como diretora, ela marcou os alunos de uma forma especial e, em seu último mandato, eles pediram que ela se reelegesse para continuar na direção.

A diretora cursou o Ensino Médio na escola e, já formada, voltou para lecionar História e Geografia. “É um desafio diário, principalmente para administrar o choque de gerações”, lembra. Com as novas tecnologias, ela entrou nos grupos de Twitter para acompanhar os alunos e poder entendê-los um pouco melhor.

No recreio, costuma circular pelo pátio e se aproximar deles, para que se sintam confortáveis para procurá-la se tiverem problemas. “Às vezes nós temos ideias diferentes, mas no fim sempre conseguimos nos entender”, conta Rosemeri.

Para ela, a maior gratidão em ser professora é ver a evolução dos alunos, tanto no conhecimento como seres humanos. “Algumas pessoas dizem que esta juventude está perdida. Eu não acho isso, eles sabem o que querem, mas criam outros sistemas”, comenta.

Projetos que transformam

A diretora conta que este ano desenvolveram um projeto solidário chamado Scala, um mundo em movimento, em que foram desenvolvidas atividades voluntárias durante o ano letivo. Entre elas, os alunos visitaram a Saidan, confeccionaram mantas para idosos, além de levarem carinho e atenção.

“Dessa forma eles conseguem ver como o nosso mundo é composto por tanta diversidade”, lembra. Nessas ações, eles também arrecadaram tampinhas e lacres de latinhas, conseguindo comprar uma cadeira de rodas que fica em rodízio na comunidade.

Amor e reconhecimento

Presidente do Grêmio Estudantil e aluno do 2º ano do Ensino Médio, João Gabriel Brandão, 17, compara o papel do professor a uma escada. “Eles vão nos levando degrau por degrau, até chegarmos no topo e estarmos preparados para a vida lá fora”, conta.

Ele foi um dos alunos que homenageou a diretora com flores, falando algumas palavras em frente às turmas da escola. “A professora Rosemeri é uma pessoa muito especial, ela marca cada aluno que passa por ela, porque se preocupa e sempre quer o nosso melhor”, conta.

PENSE premios

Projeto PENSE

Além da equipe do A Hora, a Caravana do PENSE também recebeu o Sicoob, Cron, Dale Carnegie e Univates, com o apoio da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, na Monsenhor Scalabrini. Seu objetivo é estabelecer uma relação permanente com professores e alunos das escolas do Vale do Taquari, estimulando a evolução profissional e a melhoria do bem-estar nas escolas.

Os temas abordados em cada Caravana estão ligados à saúde do professor, ao desenvolvimento de lideranças e à comunicação, à determinação e busca de sonhos, à solidariedade e o incentivo às atividades físicas.

As inscrições para o PENSE encerraram no dia 20 de outubro, com 24 projetos de escolas, 24 de professores e 48 de alunos. Eles serão avaliados pelo comitê responsável, formado por profissionais da Univates.

A entrega da premiação da primeira edição será em março de 2019, aproveitando o início do ano letivo. O evento ocorrerá no Centro Cultural da Univates.

Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais