Iniciativa chama comunidade para proteger a natureza

Teutônia

Iniciativa chama comunidade para proteger a natureza

Recolhimento de lixo junto às rodovias Via Láctea e Rota do Sol está programado para sábado

Por

Iniciativa chama comunidade para proteger a natureza
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Iniciou nesta semana a Ação Consciência Limpa. Promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, a estratégia visa a alertar a comunidade sobre o descarte correto de resíduos e outros cuidados ambientais. A campanha encerra na manhã deste sábado, 10, com a coleta de lixos junto às rodovias ERS-128 (Via Láctea) e RSC-453 (Rota do Sol).

Desde segunda-feira, a ação percorre escolas, postos de saúde, prédios públicos e áreas verdes da cidade. O primeiro alvo da limpeza foi a Capatazia do bairro Canabarro. Ontem, foram visitadas as escolas Professor Guilherme Sommer, na Vila Popular, Professor Alfredo Schneider, no bairro Teutônia, Cemef, no Centro Administrativo, e Dom Pedro I, na Linha Clara. Além da coleta, palestras são proferidas para conscientizar os alunos sobre a preservação ambiental.

Integrante do Conselho do Meio Ambiente, Osmar Bünecker, que representa a Associação da Água da Linha São Jacó, destaca que a ação tem grande importância na preservação ambiental. Para ele, todo lixo que é jogado nas ruas representa uma “agressão” à natureza. “É preciso conscientizar o povo de Teutônia para que cada uma faça a sua parte”, ressalta.

Bünecker frisa ainda os cuidados necessários para a proteção dos recursos hídricos, fundamentais para a vida humana. Segundo ele, o futuro da água e das próximas gerações depende da conscientização ambiental hoje.

Também membro do conselho, o biólogo Cristiano Steffen salienta a importância pedagógica da campanha. Mais do que o recolhimento de resíduos, a ação desperta a reflexão sobre como lidamos com o lixo e os reflexos desse comportamento no meio ambiente, complementa.

“Muitas vezes as pessoas jogam o lixo em qualquer lugar de forma inconsciente, sem se dar conta do problema que estão causando”, constata Steffen. Conforme o biólogo, a iniciativa é de extrema relevância e reforça que a preocupação com a natureza não pode se restringir à Semana do Meio Ambiente.

Gilson Hollmann

Responsabilidade de todos

Conforme o Executivo, são inúmeros os casos de descarte inadequado de resíduos em Teutônia. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilson Hollmann, a ação procura mostrar que o ambiente público deve ser tratado da mesma forma que o particular, dentro de casa.

“O lixo é de responsabilidade de todos. Não adianta o poder público fazer o recolhimento se horas depois as pessoas insistirem em descartar o lixo incorretamente. É preciso entender que o problema do lixo não acaba quando o tiro da minha casa”, alerta o secretário.

A ação conta o apoio das secretarias de Educação, de Saúde, de Assistência Social e Habitação, de Obras e de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, além da Vigilância Sanitária. Toda a comunidade está convidada a participar e contribuir com a estratégia. “Uma cidade limpa é dever de todos. Abrace essa causa com a gente”, convida Hollmann.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais