Inova.RS

Programa visa impulsionar ecossistemas de inovação

Governo gaúcho incentiva união entre regiões em prol do desenvolvimento tecnológico

Por

Programa visa impulsionar ecossistemas de inovação

O governo gaúcho apresentou ontem o programa Inova.RS. Com a intenção de incluir o Estado no mapa global da inovação, a iniciativa visa construir parcerias estratégicas entre a sociedade organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental, nos mesmos moldes do Pro_Move Lajeado.
 
O programa prevê oito ecossistemas de inovação que unem regiões como os Vales do Taquari e Rio Pardo. A intenção é tornar o RS em um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos alicerçados na tecnologia e no conhecimento.
 
Serão criados comitês estratégico e técnico para cada ecossistema de inovação, com bolsistas remunerados pelo Estado para fazer o mapeamento regional e diagnosticar a vocação e a realidade de cada núcleo.
 
Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb acredita que a iniciativa conecta o Estado com as mudanças globais. “Se no passado medíamos riqueza em barris de petróleo, hoje medimos em tecnologia.”
 
De acordo com o governador Eduardo Leite, hoje o desenvolvimento está diretamente conectado à inovação, e o programa visa conectar o RS com as mudanças da economia. “Não queremos que o governo seja protagonista e, sim, que possamos ajudar a alavancar as iniciativas locais.”
 
Representando as universidades gaúchas, a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, a academia tem um papel fundamental para o modelo do programa, voltado para reposicionar as cidades e regiões com foco na inovação.
“A intenção e garantir que os resultados do conhecimento científico e tecnológico gerados pelas universidades sejam difundidos na sociedade resultando em benefícios para as comunidades”, afirma. Segundo ela, movimentos como esse se baseiam na construção coletiva, potencializando qualidades e aprimorando competências.
 

União dos Vales

Os reitores das Univates, Ney Lazzari, e da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, aproveitaram o momento para enaltecer a união dos Vales do Taquari e Rio Pardo, conforme previsto no Inova.RS. Conforme Carmen, a iniciativa visa unir forças das universidades, do governo, entidades e empresas para criar um uma quádrupla hélice unificada.
 
“Tanto a Univates quanto a Unisc estão buscando essas parcerias por meio de seus ambientes de inovação”, destaca. Para Lazzari, é fundamental que o governo gaúcho tome a proposta como mote para o desenvolvimento.
 
“Assim como as demais regiões do programa, os vales do Taquari e Rio Pardo receberão, inclusive, apoio financeiro para contratar pessoas qualificadas, com mestrado e doutorado, para viabilizar toda essa questão de inovação”, ressalta.
 
De acordo com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o município é um dos atores nesse grande mecanismo estadual, e aproveitará a oportunidade para aprender com outras propostas e contribuir para alavancar outras regiões. “É um projeto que transcende as barreiras regionais para desenvolver o estado como um todo.”
 
06_AHORA
 

THIAGO MAURIQUE – thiagomaurique@jornalahora.inf.br

bravo