CPI espera cópias de processos para ouvir depoimentos

Lajeado

CPI espera cópias de processos para ouvir depoimentos

Vereadores que integram comissão para apurar irregularidades em multas de trânsito iniciaram ontem os trabalhos. Carlos Kayser deve ser o primeiro a depor

Por

CPI espera cópias de processos para ouvir depoimentos
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela câmara de vereadores para verificar supostas irregularidades e inconsistências na emissão dos autos de infração de trânsito no município começou a trabalhar efetivamente ontem. A reunião, a portas fechadas, definiu também as primeiras ações do grupo.
Denominada “CPI das Multas”, a comissão teve como primeira medida o encaminhamento de ofícios ao Ministério Público e ao governo municipal. A CPI solicitou cópias do processo aberto no ano passado contra o servidor público Carlos Kayser, e o documento de arquivamento da sindicância interna que apurou a conduta do então coordenador do Departamento de Trânsito.
Escolhido como presidente da CPI, Paulo Tori (PPL) diz que a próxima reunião deve ocorrer já na semana que vem, com os documentos solicitados em mãos. “A partir daí, vamos analisar e intimar as pessoas que precisam ser ouvidas. Será tudo feito em etapas para ver até onde podemos chegar”, sintetiza. Embora não esteja definido, Kayser provavelmente será o primeiro convocado a depor.
Para o vereador, o principal objetivo é esclarecer os fatos com transparência para a população. “Vamos fazer o nosso papel, que é fiscalizar. Quem não deve, não teme. Pode ser que tenham mais coisas que possam vir à tona”, comenta.
Além de Tori, a CPI terá Waldir Blau (MDB) como relator, e Mozart Lopes (PP), de secretário. O emedebista foi indicado pelo líder de bancada do partido, Éder Spohr. Os demais indicaram a si mesmo.

Processo longo

Conforme o regimento interno da Câmara, a CPI terá 120 dias para concluir os trabalhos, a contar do dia 20 de agosto. Tori lembra que os trabalhos podem ser prorrogados caso haja a necessidade. “Se tiver muita demanda, com certeza vamos pedir mais tempo”, cita.
A última CPI instaurada e que trabalhou efetivamente na câmara foi há 11 anos, investigando o furto de pneus no parque de máquinas do município. Blau presidiu a comissão e lembra que o processo foi longo e desgastante. “Visitamos cidades como Teutônia e Cruz Alta. Foi um trabalho que envolveu muita gente. E foi em ano de eleição”, recorda.

Inquérito e entrevista motivaram CPI

O caso da adulteração de multas de trânsito teria ocorrido em março do ano passado, quando Carlos Kayser coordenava o Departamento de Trânsito. O Ministério Público denunciou o servidor no mesmo ano e seguiu para análise da 1ª Vara Criminal de Lajeado. No mesmo ano, o governo abriu uma sindicância interna, que acabou arquivada em outubro.
Em julho deste ano, o caso voltou à tona após reportagem do A Hora, onde Kayser disse ter agido com o intuito de homologar as multas que, segundo ele, de fato aconteceram. Também alega que não houve má intenção. As infrações ocorreram em 14 de março e o servidor teria mudado para 18 de março.
 

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais