Lições da 38ª Expoagas

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Lições da 38ª Expoagas

Por

Fiquei três dias em uma verdadeira imersão no universo supermercadista durante a Expoagas 2019. Pude perceber, in loco, as principais tendências e apostas da indústria para superar o momento que continua delicado na economia.
Ao conversar com expositores, varejistas e representantes do setor, a palavra mais repetida foi esperança. Há, como em outros momentos, uma crença muito grande de que as reformas serão o grande ponto de virada de uma crise que se estende além do previsto pelos especialistas do mercado.
É preciso mais do que apenas acreditar em uma virada no cenário macroeconômico. As empresas precisam fazer por si, com estratégia e inteligência. De nada adianta lançar produtos aleatoriamente.
Uma empresa que soube explorar esse conceito foi a Fruki, com os sucos Com/Tem, em 2017, e a Bellavista, em 2018, recebedo grande destaque. Neste ano, a empresa centrou forças na cerveja, pensando na consolidação da marca.
Aliás, uma das principais tendências é usar marcas consagradas e que trazem um sentimento de nostalgia em novas propostas e roupagens. A Florestal/Boavistense apostou nesse conceito ao apresentar chocolates em barra com pedaços das Balinhas do Coração e Brazilian Coffe. Foi certeira.
Em meio a mais de 300 expositores, as 18 empresas da região se mostraram aguerridas e deram sinais de que estão prontas para o que vier pela frente. Fazer o dever de casa é mais importante do que esperar por melhores cenários.

Lei de Proteção de Dados

Padlock Lock Binary Code Graphics Concept

(SEM LEGENDA)


A CDL Lajeado, em parceria com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Ativales) e Retta Informática, promove no dia 3 de setembro uma palestra sobre os impactos da Lei de Proteção de Dados.
A atividade ocorre a partir das 8h30min no auditório do Tecnovates, no prédio 20 da Univates. A Lei regulamenta o uso dos dados de clientes e usuários por parte de empresas públicas e privadas, uma das principais discussões diante de um mundo cada vez mais virtual.
Diretor de Cyber Segurança da Deloitte, Leonardo Moraes falará sobre o tema. Ingressos estão disponível por meio de uma doação de um litro de leite ou ao valor de R$ 5. O alimento e o dinheiro arrecadados serão doados para o Programa Mesa Brasil do Sesc. As inscrições devem ser feitas na CDL Lajeado, pelo telefone 3710-1299, e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br ou pelo site https://www.retta.com.br/eventos.
Negocios em Pauta_03fff

União entre  os vales

Carmen e Ney
O lançamento do Inova.RS marca uma nova fase do desenvolvimento tecnológico do Estado. A intenção é incentivar um ambiente de inovação nos mesmos moldes do Pro_Move Lajeado, de forma a tornar o RS em referência mundial da nova economia.
O governo separou o mapa gaúcho em oito regiões. Uma delas une o Vale do Taquari e o Vale do Rio Pardo. Os vales são vizinhos e possuem características semelhantes, mas se distanciaram ao longo do tempo.
Recentemente, ouvi de um empresário de Venâncio Aires que existe uma barreira imaginária na cidade, dividindo metaforicamente as duas regiões e reduzindo o trânsito de investimentos entre elas. Não raro, empresários de Santa Cruz do Sul e Lajeado, escolhem municípios de regiões mais distantes para ampliar seus negócios.
Por muitos anos, as duas instituições de ensino superior, Unisc e Univates, eram percebidas como concorrentes em uma disputa por alunos. A lógica pode parecer correta em um ambiente de competitividade e com pouco espaço de crescimento para além do ensino, mas é pequena diante dos potenciais de uma universidade, em especial quando falamos de pesquisa e extensão.
Tanto a Univates quanto a Unisc possuem Parques Tecnológicos e já acordaram para a necessidade de trabalhar com a lógica da nova economia. A colaboração entre as duas, de forma a criar um ecossistema único de desenvolvimento, tem mais chance de se tornar realidade.O primeiro passo está dado. No lançamento do programa, em Porto Alegre o reitor da Univates, Ney Lazzari, e da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, celebraram juntos a iniciativa, e a foto que ilustra esse tópico foi classificada por ambos como histórica. Que seja o início de uma trajetória longa, de prosperidade para ambas as instituições, e que sele de vez a união entre os vales.
Boa Leitura!

Acompanhe
nossas
redes sociais