Servidor suspeito de assédio sexual tem antecedente 

Você

Servidor suspeito de assédio sexual tem antecedente 

Funcionária da Unidade de Tratamento de Lixo registrou ocorrência policial contra chefe de setor. Governo municipal também investiga o caso

Por

Servidor suspeito de assédio sexual tem antecedente 
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma funcionária contratada pela administração de Estrela registrou ocorrência contra o chefe por assédio sexual. A mulher de 46 anos relatou que vinha sofrendo assédio por cerca de um ano. A vítima relatou à polícia que quando está sozinha o homem se aproxima, passa a mão pelo corpo dela e a convida para sair. O homem teria ameaçado demiti-la, caso ela recusasse.
A vítima conta que pede para o chefe sair de perto e que não denunciou o fato antes por temer perder o emprego. Ela comunicou também o caso ao governo.
A Polícia Civil de Estrela abriu inquérito para investigar a ocorrência de crime de assédio sexual. Porém, de acordo com o delegado Juliano Stobbe, o caso pode ser enquadrado em outro dispositivo do código penal, com pena maior.
“São graves estes fatos em que pessoas com o poder de gestão sobre outras, ou seja, o ‘chefe’, acha que pode assediar tanto moralmente quanto sexualmente. Inclusive ameaçando a pessoa de não renovar ou contrato ou de demissão”, afirma.

caixaDenúncia de outra funcionária em 2016

O homem já foi denunciado anteriormente por uma situação semelhante. Em 2016, uma funcionária registrou ocorrência na delegacia de Estrela.
De acordo com o relato, ele ameaçou não renovar o contrato da vítima. Teria ainda insinuado que desejava dormir com a funcionária. Parte das ameaças, inclusive, teriam sido feita por telefone e testemunhadas por familiares da vítima.
A relatou ainda que outra colega havia passado por situação semelhante, tendo se demitido por não suportar o assédio.
Ela não quis representar criminalmente contra o acusado. A Polícia Civil orienta às vítimas a registrarem ocorrência, mesmo que não pretendam dar continuidade ao processo criminal.
“É importante para a gente ir desenhando a personalidade do indivíduo que comete isso reiteradamente. Se encara o inquérito de maneira diferente”, conclui Stobbe.

Governo abre processo investigatório

A denúncia chegou ao conhecimento do governo no dia 27 de agosto. A funcionária procurou o secretário de Administração, Jônatas dos Santos. Foi aberto um processo investigatório sobre o caso no âmbito administrativo.
“O Poder Executivo tem como premissa fazer uma investigação administrativa sobre o caso, não criminal. Uma denúncia deste porte é algo muito grave”, diz o secretário.
Neste primeiro momento, apenas a funcionária que está acusando será ouvida. Esta etapa deve estar concluída em duas semanas.
Em seguida, a comissão deve instaurar um Processo Administrativo Especial, em que será ouvida a outra parte e testemunhas. Nesta etapa, caso se confirme o assédio, será definida a punição, que pode ser desde advertência até demissão.
O prazo é de 90 dias e a decisão da comissão precisa ser referendada pelo prefeito. Durante a apuração o servidor foi deslocado do setor.

MATHEUS CHAPARINI – mathes@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais