Programação inicia hoje  e homenageia mais de  80 escritores da região

feira do livro 2019

Programação inicia hoje e homenageia mais de 80 escritores da região

Autores do Vale publicaram 51 obras entre 2018 e 2019. Lançamento coletivo ocorre amanhã

Por

Programação inicia hoje  e homenageia mais de  80 escritores da região

Com expectativa de atrair mais de 20 mil pessoas em cinco dias de evento, a 14ª Feira do Livro de Lajeado inicia hoje, na Praça da Matriz, e segue até domingo, 13. O ato de abertura está previsto para as 9h, em solenidade com a presença de escritores, representantes de entidades e autoridades municipais.
O evento contará também com atividades paralelas em diversos pontos da cidade. O escritor Osmar Agostini é o patrono e Ana Cecília Togni é a escritora homenageada desta edição, que tem como tema central a arte circense. Saraus, contação de histórias, bate-papos com escritores, espetáculos de teatro, sessões de cinema e lançamentos de livros, entre outros.
A feira é promovida pelo Sesc Lajeado e administração municipal, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer. Conta com o apoio da Univates, da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), do Colégio Madre Bárbara e do Colégio Estadual Castelo Branco e patrocínio do Sicredi Integração RS/MG e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Lançamento coletivo

Evento histórico para a literatura regional está previsto para amanhã, às 19h30min, no palco da Praça da Matriz. A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) promove o lançamento coletivo de livros de autores da região que publicaram obras entre 2018 e 2019.
No levantamento realizado pela entidade, foram listados 51 livros lançados no período, sendo mais de 80 autores. O convidado especial para este evento será o escritor e poeta Álvaro Santi, que é natural de Lajeado e atualmente reside em Porto Alegre, e no início deste ano lançou livro de poesias. Ele é o autor da letra do hino lajeadense.
O presidente da Alivat, Deolí Gräff, destaca que o objetivo é mostrar a grande capacidade dos autores do Vale do Taquari na produção literária. Ele cita a diversidade, nos temas abordados. Além dos tradicionais livros de crônicas, poesias, pesquisa histórica e infantil, há obras em seis idiomas.
Entre os exemplos, destaca o Dicionário da Língua Brasileira Westfaliana, do pesquisador e escritor Lucildo Ahlert. A autora Justine Lied escreveu em inglês; Wolfgang Collischonn, em alemão; Rosane Cardoso, em Espanhol; e Juvenal Del Castel, em Talian.
“A literatura produzida no Vale do Taquari é riquíssima, com muito conteúdo e de alto valor literário”, afirma Gräff. Ele cita ainda que as obras têm muita qualidade não apenas nos textos, mas nos projetos gráficos e na impressão.
Junto ao estande da Alivat, haverá estrutura para sessão de autógrafos.“O objetivo é dar visibilidade aos nossos autores com o lançamento na maior feira de livro do Vale do Taquari”, explica o presidente da entidade.
Após a cerimônia, todos os escritores presentes estão convidados a participar de um coquetel especial para comemorar o aniversário de 14 anos de fundação da Alivat, celebrado em 4 de outubro.

Outras cidades também promovem eventos literários

Vale do Taquari

A partir de hoje, três cidades da região sediam mais uma edição da Feira do Livro e Mostra Pedagógica. Em Imigrante, a solenidade de abertura será às 19h30min, sob o tema “Diversidade Cultural”, no Ginásio Municipal de Esportes.
Na quinta-feira, a programação inicia às 19h, com sessão de autógrafos e lançamento do livro “Poucos Dias de Uma Vida”, da autora Edilaine Cagliari. Após, será entregue a premiação do Concurso do Logo da Feira, seguido da apresentação do Grupo Teatral Façarte Júnior com a peça “Os Saltimbancos”, e dos alunos do Ensino Fundamental.
Já na sexta, o evento inicia às 8h com exposição e comercialização de livros. A Destemperados Cia de Teatro apresenta o espetáculo teatral “O Colecionador de Sonhos”. Ainda haverá presença da escritora Léia Cassol, animação com personagens infantis, arte em balões, premiação do Concurso de Fotografias, presença da Orquestra Jovem, dos alunos da Educação Infantil do município e do Grupo Metamorfose Multishow. O encerramento será às 21h30min.

Cruzeiro do Sul

A feira ocorre no ginásio Orlando Eckert. O tema desde ano é: Leia, Cante e se Encante. A programação inicia hoje de noite, às 19h30min, com a abertura, pronunciamentos, orquestra do Colégio Gustavo Adolfo e presença da youtuber Clarinha, a Tracinha – Ana Clara Krug Cassol.
Na quinta-feira, às 9h, ocorre a apresentação da peça teatral Nosso Amiguinho em “As Aventuras das Letras”; às 10h, haverá contação de histórias com Cris Müller; às 14h30min, o músico Beto Herrmann com o espetáculo “Pro Dia Nascer Feliz”.
Na sexta-feira, o evento inicia às 8h30min e se estende até às 21h30min. Conforme a secretária Anelise Assmann, o horário estendido na noite permite a participação da comunidade, muitas vezes impossibilitada de visitar o local durante o dia devido ao trabalho.

Bom Retiro do Sul

A secretaria de Educação e Cultura realiza de 9 a 11, mais uma edição da Mostra Pedagógica, Feira do Livro e Feira de Ciências, envolvendo todas as escolas do município. As atividades serão no CTG Querência da Amizade.

Acompanhe
nossas
redes sociais