Aluna da Univates vence evento de Startups

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Aluna da Univates vence evento de Startups

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A aluna da Univates Pamela Mallmann foi uma das vencedoras do Startup Plus University, evento que incentiva a criação e o desenvolvimento de ideias de negócios. Ela foi uma das integrantes do grupo que criou o JoUni, plataforma que pretende gamificar a jornada do aluno, fazendo com que ele se integre com a comunidade acadêmica, professores e mercado de trabalho.
Comug PremioO evento fez parte do VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), realizado na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Também participaram do grupo estudantes da UPF, Unijuí, Unisinos, Unisc e Unilasalle. Ao todo, 10 universidades gaúchas participaram do evento.
A competição teve 24 horas de duração, nas quais os participantes foram divididos em grupos e tiveram de criar ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.
Os primeiros colocados receberam um cheque de R$ 4,5 mil. A premiação foi entrenge no encerramento do Fórum do Comung. O evento teve cerca de 300 participantes, entre gestores, estudantes, professores e representantes de parques tecnológicos.

JAime Troiano]Marcante e Atual

A importância fundamental da gestão de marca é fazer com que as empresas saibam gerenciar o ativo mais poderoso que existe no mundo para a geração de negócios, que é o quanto o que eu faço é importante para a vida de uma pessoa.” Jaime Troiano Presidente da Troiano Branding em entrevista para o Negócios de Pauta de agosto de 2018

BrandingCongresso internacional de branding

Lajeado receberá pela segunda vez o Congresso Internacional de Marcas/Branding. A quinta edição do evento ocorrerá de 16 a 18 de abril de 2020, na Univates e é organizada pelo Observatório de Marcas. A primeira vez que a cidade recebeu o evento foi em 2015.
O tema desta edição é “Propósito, transparência e valor da marca”. A intenção é discutir a arte da teoria e da prática, que são necessárias para implementar e monitorar a gestão da marcas na sociedade contemporânea.
A atividade inclui palestras, painéis, workshops e apresentação de trabalhos (grupos de pesquisa). O evento é direcionado a acadêmicos, profissionais do mercado e empresários e os trabalhos podem ser inscritos até 15 de novembro.

Instagramável: palavra da vez

A Construmóbil desse ano trouxe uma inovação que já começa a fazer parte de diversos estabelecimentos comerciais do Vale do Taquari. Os espaços instagramáveis da feira foram um sucesso absoluto na web, atraíram o público jovem, trouxeram sensação de pertencimento aos participantes e ajudaram a divulgar marcas e o próprio evento.
Caminhando pelas ruas de Estrela em direção à Soges, para assistir às palestras do Inspiração Cacis, me deparei com uma fila de adolescentes em frente a uma parede. Todos com celular na mão, faziam fotos diante de um painel com asas desenhadas por uma loja de calçados. As imagens são compartilhadas nas redes sociais, acompanhadas de hashtags com o nome da empresa.
Uma parede que até então não representava nada, hoje se torna chamariz de público. É um fenômeno novo, que exige pouco investimento e, se bem executado, se traduz em um retorno fantástico, não apenas em termos de vendas, mas também em exposição de marca.
Um dos casos de maior sucesso desse conceito é o Museu Mais Doce do Mundo. Criado em Portugal, a mostra itinerante consiste em diversos espaços instagramáveis patrocinados por fabricantes de guloseimas. A Docile é uma das patrocinadoras e aparece na atração com uma piscina de marschmellows que já foi visitada e compartilhada pelo público em diversas capitais.
No mês passado, a Cacis promoveu Reunião Almoço no Estrela Palace com o consultor de marketing digital e CEO da agência Fabulosa Ideia, Rafael Terra. Terra falou sobre o fenômeno dos espaços instagramáveis e deu uma dica preciosa: façam isso já.
Em um mundo onde as ondas passam muito rápido, não dá para perder o timming. Talvez esse seja o principal ensinamento quanto ao comportamento das novas gerações. Como tudo muda o tempo todo, resistir e brigar com as tendências não costuma ser a melhor estratégia para a sobrevivência dos negócios.
Boa Leitura!

Acompanhe
nossas
redes sociais