Argentino no comando

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Argentino no comando

Por

2019_10_17_Coluna_Caetano_1Ao que tudo indica o argentino Eduardo Coudet será o novo técnico do Internacional. É um nome que agrada. Teve bons trabalhos no Rosário e no Racing, onde inclusive foi campeão nacional. Coudet será o primeiro estrangeiro a comandar o clube desde o uruguaio Diego Aguirre. Para o seu sucesso, será necessário acima de tudo ter paciência.
Com um estilo de jogo diferente do usado por Odair, precisará de tempo para impôr seu padrão de jogo. E assim como tudo que é novo, terá erros. Acertada também é a estratégia de assumir a equipe somente após o Brasileirão, com toda a pré-temporada para conhecer o elenco e entender as carências do clube. Acredito que seja uma cartada certeira da direção colorada.


2019_10_17_Divulgação_Coluna_Caetano_2Mulheres no Irã

Em um ato histórico, pela primeira vez desde a Revolução Islâmica, em 1979, mulheres foram autorizadas a entrar em um estádio de futebol no Irã. Foi no Estádio Azadi Sport Complex, em Teerã, para o jogo das Eliminatórias da Copa 2022, contra Camboja. Mais de 3,5 mil mulheres compraram ingressos para a partida. Foi um passo importante, mas ainda está longe do ideal. As torcedoras que entraram no estádio ficaram em um setor separado dos homens, cercado por lugares vazios, placas de metal e por policiais mulheres. O que o jogo representou para as mulheres foi o mais importante, mas precisa ser encarado apenas como um primeiro passo. As imagens rodaram o mundo.


Goleada no racismo

O que rodou o mundo também foram as manifestações racistas e xenofóbicas na última rodada das Eliminatórias da Eurocopa. No caso mais marcante, no jogo entre Bulgária e Inglaterra, os torcedores búlgaros proferiram ofensas racistas e até manifestações nazistas foram vistas na arquibancada. O árbitro teve que paralisar a partida duas vezes. A resposta da Inglaterra veio em campo: goleada de 6 a 0 sobre os donos da casa.


Dica cultural

O livro “Noites Europeias” conta a história de mais de 120 anos de competições europeias de futebol. De autoria de Miguel Lourenço Pereira e João Nuno Coelho, aborda desde os primordios do esporte, em 1897, até as últimas edições da Champions League. Livro para quem gosta de história e futebol.

CAETANO PRETTO – caetano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais