50º Colóquio Literário da Alivat homenageou Lauro Müller

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

50º Colóquio Literário da Alivat homenageou Lauro Müller

Por

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) realizou terça-feira à noite, nas dependências da Rádio Independente, o 50º Colóquio Literário. O tema do encontro foi a contribuição literária do jornalista Lauro Mathias Müller, para com a cultura regional. Os escritores foram recepcionados pelos diretores João Pedro Müller e Ricardo Brunetto. O historiador José Alfredo Schierholt, autor do livro que conta a trajetória dos 60 anos da Independente, fez um relato sobre a vida de Lauro Müller. As escritoras Dirce e Alice Becker Delwing (mãe e filha) leram uma crônica escrita pelo jornalista por volta de 1970. O evento 50º Coloquio da Alivat - Radio Independente - Lauro Muller 051119também contou com a presença dos principais comunicadores da emissora: Paulo Rogerio dos Santos, Renato Worm, Nicolas Horn, Rangel Felipe e Aline Silva.
Nos depoimentos dos escritores foi exaltada a figura do jornalista Lauro Müller como profissional de rádio, a sua presença na sociedade e vivência familiar. Após o debate, os integrantes da Alivat visitaram o Memorial Lauro Müller, constituído do acervo de equipamentos da emissora, a história e textos escritos por Müller.
Lauro Müller foi diretor da Rádio Independente. Nasceu em 20/08/1928, em Lajeado, filho de Pedro Albino e Otília Müller. Faleceu em 11/05/1998. Era casado com Lya Raya Müller (in memoriam) e teve os filhos Viviane (falecida em 1995); e João Pedro, atual diretor do Grupo Independente.
“Para nós, foi uma grande honra receber  a Academia Literária. São os escritores que mantém viva a história do Vale do Taquari”, Ricardo Brunetto.


S.O.S Emater

Sindicatos rurais e associações de trabalhadores estão promovendo campanha estadual em defesa da Emater, diante da possibilidade do Governo do Estado mudar a natureza jurídica e inviabilizar a entidade. Com a denominação “S.O.S. Emater”, foi formada uma comissão de mobilização. Outra preocupação dos 2.130 funcionários é que no ano que vem vence o Certificado de entidade beneficente de assistência social. Se a Emater parar, vai deixar sem assistência 226 mil famílias no Estado.


OAB na Univates

A Univates e a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB, seccional Porto Alegre, assinaram dia 29/10 termo de cooperação técnica que possibilita a realização de eventos e atividades que contribuam para a formação dos estudantes do curso de Direito da universidade. Estiveram presentes a presidente da subseção da OAB em Lajeado, a advogada Alessandra Glufke, o Delegado da Escola Superior da Advocacia subseção Lajeado, o advogado Rodolfo Agostini,  a pró-reitora de Ensino e professora do curso de Direito da Univates, Fernanda Pinheiro, coordenador curso, professor Júnior Willig, representando o presidente da OAB/RS, Ricardo Ferreira Breier, a diretora de cursos permanentes da ESA/RS, Fernanda Corrêa Osório


Praca Joao Zart SobrinhoArte na Praça

No próximo domingo, na Praça João Zart Sobrinho, no Bairro Americano, tem mais um Arte na Praça. Na música, Os Alquimistas Especial Tim Maia, com Jerônimo Schuhl, Gustavo Carvalho, Guilherme Gregory, Fernando de Oliveira e Juliano Petry. Vai ter Marco Guimarães com Quiet Songs. Outra atração será a Antonina Quarteto com Karina Medeiros, Marco Wagner Eidelwein, Edelmir e João Roberto Eidelwein. No som, Cuca Sonorizacoes . Aline Lenz vai fazer o lançamento do livro e o Centro de Equoterapia Vida, vai disponibilizar um cavalo para as crianças. O Arte na Praça tem o apoio do SESC de Lajeado, Univates, Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura e Moraes e Maia Coletas.


Arroio do Meio na final do Enart

A grande final do Enart está marcada para os dias 15 a 17/11 em  Santa Cruz do Sul. O CTG Querência do Arroio do Meio estará representado em três modalidades: intérprete solista vocal feminino, com Thaís Lohmann; violino, com Cristine Vasconcelos; e declamação, com a poesia Desafios, de Claudete Rempel e Iranice Heisser.


ULCM tem eleições

No dia  22/11 com início às 14h, na Câmara de Vereadores, a União Lajeadense de Clubes de Mães (ULCM), da presidente Marlise Becker, vai realizar a Assembleia de Eleição da nova diretoria.  Na mesma oportunidade haverá a escolha da Mãe do Município.


O rodeio do Tropilha

O CTG Tropilha Farrapa de Lajeado, da patroa Clarice Borges, vai promover o 13º Rodeio Crioulo, no ano em que a entidade comemora 40 anos de fundação.  Será nos dias 14 a 17/11 no Parque Municipal de Eventos. Além das provas de tiro de lanço em diversas categorias, haverá fandangos e atrações artísticas e musicais.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais