Provocação para a mudança

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Provocação para a mudança

Por

Sucesso total. O Fórum Estadual de Empreendedorismo, Estratégia e Inovação – EmpreInove – reuniu mais de 400 empresários e executivos estratégicos no Clube Tiro e Caça para uma verdadeira imersão nas tendências do mercado corporativo.
As mudanças da sociedade são inegáveis e irrevogáveis. Lutar contra elas pode representar a derrocada de empresas e profissionais. Os participantes do EmpreInove se depararam com um choque de realidade, mas não apenas isso. Muito mais do que prognósticos, o evento trouxe exemplos de soluções.
As conversas foram de empresários para empresários. Fica mais fácil de compreender os caminhos para a transformação quando o papo é reto. A região é palco de diversos eventos onde especialistas apontam “caminhos para o sucesso”, mas o EmpreInove foi além ao abandonar os formulismos e partir para exemplos práticos.
Os palestrantes apontaram as suas estratégias, mas deixaram claro que nem tudo o que funciona para uma organização será eficiente em outras. A ideia foi de proporcionar insights, promover o pensamento crítico e provocar o desconforto com o status quo. Afinal, se o que sempre foi feito não traz mais resultados, mudar se torna vital para a sobrevivência dos negócios.
O impacto do evento foi tanto que provocou reações imediatas. Conversei com muitas pessoas ao final do evento, momento dedicado ao networking. Todos eles disseram que levarão os temas abordados para suas empresas, de forma a criar uma sistemática de transformação. Muitos já tateavam para esse caminho, mas conquistaram no EmpreInove a confiança necessária para ir além.
O que fica do evento é essa provocação. Diante da urgência por resultados em um mercado cada vez mais disputado e difícil, o EmpreInove veio mostrar que é possível trilhar novos rumos nas administrações, mais assertivos, colaborativos e horizontais.
Boa Leitura!


DaliaCampo de testes

Os supermercados Dália estão na vanguarda da inovação. Primeira da região atuar com e-commerce no setor, a cooperativa enxerga os supermercados como um campo de testes para compreender o comportamento dos consumidores.
Presidente executivo da cooperativa, Carlos Alberto Freitas afirma que os supermercados não tem obrigação de gerar lucro, e sim de serem os termômetros das tendências lançadas pela Dália. Segundo ele, se as operações “empatarem”, ou seja, não gerarem lucro nem prejuízo, o objetivo foi cumprido.
O e-commerce foi lançado com esse viés. Pouco mais de um ano após o lançamento, ainda representa pouco em vendas. Mas antecipa uma tendência inevitável. Outras iniciativas inovadoras estão por vir.
Uma delas é a oferta de refeições prontas congeladas. Os clientes do supermercado poderão encomendar, por meio do e-commerce, pratos variados que serão entregues nas residências. “O cliente só precisará aquecer”, afirma. Conforme Freitas, é outra tendência mundial, percebida pelo grupo de inovação da Dália.


Marcos MallmannMARCANTE E ATUAL

“Será cada vez mais difícil ter o melhor preço. O mercado é muito grande, e hoje os grandes players do mundo e as grandes redes varejistas são nossos concorrentes diretos, graças à internet. Precisamos agregar valor, seja por meio do conhecimento ou de parcerias para ofertar outras linhas de produtos.” Marcos Mallmann, Diretor da CBM Materiais Elétricos, em entrevista para o Negócios em Pauta de julho de 2019.


Shopping para colunaNova âncora para o shopping

Presidente da Languiru, Dirceu Bayer reafirmou a intenção de instalar uma unidade dos supermercados da cooperativa no Shopping Lajeado. Está tudo acertado entre as partes e a ideia é começar as operações em 2020. Só falta assinar o contrato, por isso a cooperativa ainda é discreta quanto ao assunto.
De qualquer forma, o shopping carece de uma nova “loja âncora”. O número de espaços ocupados no centro de compras reduziu bastante desde o imbróglio envolvendo o M.Grupo. O público caiu ainda mais com o fechamento do mercado Rissul, em fevereiro do ano passado.
A chegada do supermercado Languiru promete dar uma nova vida ao shopping. Além disso, servirá para aproximar ainda mais a cooperativa com o público da maior cidade do Vale do Taquari. Estamos todos torcendo para que se concretize.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais