Começam as especulações

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Começam as especulações

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A temporada do futebol brasileiro se aproxima do final, e com isso, começam as especulações. É a mesma novela todo ano. No lado vermelho do estado se noticia a possível volta de Charles Aránguiz, Taison e qualquer jogador que passou pelo Colorado nos últimos dez anos. No lado azul, torcedores sonham com Douglas Costa, um lateral decente ou um atacante com a alma charrua, como Edinson Cavani. Eu costumo optar pelo ceticismo e acreditar na contratação somente ao ver o atleta com a camisa de Inter ou Grêmio. Até porque, o torcedor colorado sonha com um atacante de ponta e acorda com Santiago Tréllez. Ao ponto que o torcedor gremista sonha com um jogador que possa efetivar as inúmeras chances de gol criadas por Everton e companhia, mas acorda com André.


2019_11_21_Lucas_Figueiredo_Coluna_Caetano_2Enfim a vitória

Depois de cinco jogos sem vitória, e uma derrota com atuação vergonhosa para a Argentina, o Brasil jogou bem e venceu a Coreia do Sul por 3 a 0. Para surpresa de ninguém, a Seleção Brasileira jogou melhor quando Tite abriu mão de velhos coringas e apostou em jogadores que já vinham pedindo passagem. Dois são os casos mais expressivos. Na lateral esquerda, Renan Lodi é claramente superior a Alex Sandro e tem futebol para virar titular absoluto da posição. No meio-campo, por mais que Casemiro seja multicampeão pelo Real Madrid e ainda tenha muita bola para ajudar a seleção, Fabinho, campeão da Champions League sendo peça fundamental ao Liverpool, é quem merece a titularidade.


Final para apreciar

Neste sábado ocorre a final da Libertadores. River Plate e Flamengo devem fazer um excelente jogo, visto o futebol que ambas equipes desempenham no ano. A equipe carioca já marcou época, mas precisa do título continental para referendar o seu futebol. Enquanto isso, o River Plate pode até não jogar de uma forma tão vistosa quanto o oponente, mas é extremamente competitivo. Será uma baita final.


Dica cultural

Lançamentos criam mais chances de gol que cruzamentos? Escanteios cruzados na área são mais eficientes do que escanteios curtos? Vale a pena demitir um treinador? Estas e mais dúvidas são tiradas a limpo no livro “Os números do jogo”. De forma surpreendente, o estatístico Chris Anderson e o especialista em estratégias David Sally mostram por que os números podem nos ajudar a compreender o futebol em sua essência.

Acompanhe
nossas
redes sociais