As reformas, os exageros, as razões e reações

Opinião

Adair Weiss

Adair Weiss

Diretor Executivo do Grupo A Hora

Coluna com visão empreendedora, de posicionamento e questionadora sobre as esferas públicas e privadas.

As reformas, os exageros, as razões e reações

Por

Estado enfrenta um status quo corporativista histórico, instaurado ao longo de décadas, com aposentadorias generosas que sangram 11 milhões de gaúchos. Está na hora de mudar isso.
Historicamente, vimos e ouvimos profissionais públicos protestando contra os governos. Poucas vezes a população em geral fez por ela. Quase sempre são os grupos organizados que defendem interesses pontuais e tentam atrair a opinião pública a seu favor.
Fato é que a conta não fecha. Hoje, 11 milhões de gaúchos trabalham para sustentar uma máquina pública de 1 milhão de funcionários públicos, que consomem mais de 70% da receita, entre ativos e inativos. Talvez isso explique por que a maioria da população já não é sensível aos protestos, sejam eles legítimos ou não.
Qualquer empresa privada nesta situação estaria fechada faz tempo. Como trata-se do Estado, a complacência e a irresponsabilidade são perdoadas pelos órgãos fiscalizadores, e depois varridas por debaixo do tapete para o próximo que chegar. Uma triste inconsequência, para dizer o mínimo.
O ex-governador Sartori iniciou o movimento e o atual, Eduardo Leite, segue. A tentativa é uma só: salvar o Estado da falência completa, algo que se arrasta faz tempo. Exceto Yeda Crusius, nenhum governador anterior a Sartori e Leite se preocupou, verdadeiramente, com as contas do Piratini. Todos empurraram com a barriga. Sempre se valeram de algum “jeitinho”.
Agora, o tempo de arrumar subterfúgios se esgotou. A conta veio e quem vai pagá-la, mais uma vez, serão todos os gaúchos. Os funcionários públicos – ativos ou inativos – protestam pelas reformas. Muitos têm razão, mas os exageros escondidos nas entranhas dos três poderes continuam intactos. Pouco se fala. Eles não protestam, não se expõem e assim ninguém os invoca.
Muitas são aposentadorias imorais e injustas, quando comparadas à mesma função ou tempo de contribuição do trabalhador da iniciativa privada.
Diante do exposto, é preciso refletir: quem está na rua para protestar pelo trabalhador privado de um salário mínimo? Quem protesta pela falta de apoio do Estado para cuidar de sua saúde e da falta de acesso aos serviços mais elementares para este cidadão? Este não protesta por que sequer tem tempo.
Entrar no coro da vitimização é o costume da maioria dos políticos que já pensam na próxima eleição. O momento do Rio Grande e do Brasil é de REFORMAS. Caso contrário, não sobrará nem para pagar o parcelamento do funcionalismo, já que restante da população, pagadora de impostos, faz tempo que não vê a cor do dinheiro empregado nos serviços básicos.


 

Municípios serão os próximos

A cortina de fumaça já alcança as prefeituras. E logo comprometerá as contas dos municípios. Enquanto acharmos normal manter assessores para vereador, inchar o quadro de CCs e estimular generosos planos de carreira salientes aos da iniciativa privada, iremos ladeira abaixo.
No Vale do Taquari, os exageros escalam nas prefeituras e câmaras. Muitos municípios se aproximam do teto de gastos que é 54% de tudo que arrecadam. É lei. Ainda assim, um exagero para cidades pequenas e onde não há necessidade de estruturas tão pesadas.
A incoerência se impõe quando vimos municípios com tamanhos e características semelhantes gastando valores muito distintos. O despreparo e a irresponsabilidade do executivo se acentuam com a benevolência de legislativos fisiológicos que apenas desejam proteger seus salários e assessores em nome da democracia.
É assim que a banda toca. De tempos em tempos algum governador, prefeito ou vereador tenta mudar. Mas logo é crucificado pelo corporativismo instaurado e organizado para manter o status quo até o limite intolerável.
Me convidem para protestar, se for para diminuir o peso da máquina pública e fazer correções justas que possam equiparar minimamente os direitos dos cidadãos, e não apenas de algumas categorias.
Apesar de tudo, o movimento dos professores e demais servidores mal remunerados é justo. Mas é pouco inteligente quando só mira a crítica aos governos e não aos que realmente são a principal causa do problema.
Bolsonaro ou Leite, não importa. Eles foram eleitos para fazer as reformas que a maioria do povo brasileiro e gaúcho aguardam faz tempo. E assim estão fazendo.
Chega de fazer de conta ou jogar “para a torcida”. Isso nos levou ao estado deplorável atual. Aos prefeitos e vereadores cabe a mesma reflexão e, principalmente, atitudes enquanto for tempo.


Valores locais

Lajeado abre hoje o “Expresso Natal”, no Parque dos Dick. Um espetáculo com mais de 100 atores locais. Gente nossa estimulada pelo espírito criativo e empreendedor.
Aliás, a CDL Lajeado quer transformar o Natal em um grande acontecimento, inspirado no Natal Luz de Gramado. O evento de hoje é um bom começo!


Unidos pela inovação

Marcopolo, Randon, Soprano e Florense querem aportar R$ 8 milhões para um fundo de inovação na Serra gaúcha. A ideia é financiar projetos de startups por meio de um modelo compartilhado. A informação me foi confidenciada pelo Paulo Gohlen, da Soprano, durante o EmpreInove, no CTC. Em Lajeado, o Pro_Move ainda precisa avançar neste aspecto.


Cidade burra

Ao contrário das cidades inteligentes, Lajeado está permitindo à RGE instalar postes de concreto no meio das calçadas. O pedestre que se dane. O cadeirante, nem se fala. O empresário Léo Katz está enlouquecido com a falta de atitude para impedir tamanha aberração. Concordo com ele. Encher a calçada de postes é uma afronta à toda discussão para Lajeado ser uma cidade inovadora, com viés mais inteligente.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais