Senhores vereadores, voltem atrás desse absurdo de cobrar 13º salário

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Senhores vereadores, voltem atrás desse absurdo de cobrar 13º salário

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A coisa não muda. É incrível. Essa história de onze vereadores de Lajeado assinarem um requerimento onde pedem o pagamento do 13º salário é a mais clara demonstração de que o Legislativo não está nem aí para a sociedade. Parece piada pronta.
Coluna FernandoOutro dia chamaram o A Hora de perseguidor, que só escreve contra os vereadores, que só faz notícia ruim e por aí vai. Exageros a parte, eu pergunto: dá para ficar indiferente a absurdos como este de cobrar 13º salário? Em que mundo vocês vivem, senhores vereadores? Vocês não percebem o martírio da iniciativa privada em fechar as contas do ano e ainda usam parte da contribuição desses para se locupletar com um gordo 13º?
Não é apenas pelos R$ 83 mil que impactarão no caixa do município – e eles dirão que não fará diferença num orçamento de R$ 300 milhões – é muito mais pelo símbolo. Pelo gesto. Os vereadores se mostram insensíveis ao sofrimento dos professores e demais servidores públicos do Estado, que sequer salário em dia ganham. E o pior, quando tem a oportunidade, enchem os pulmões para cobrar moralidade e criticar o estado gaúcho por não pagar em dia os funcionários. Foi assim na semana passada, quando a classe ocupou as cadeiras do Legislativo. Com que moral, senhores vereadores, vocês querem cobrar o Estado?
Em proporção, a câmara de Lajeado é uma das mais caras do estado. Tem 15 vereadores e cada um tem dois assessores parlamentares, afora todos os cargos concursados e de confiança que estão na mão do presidente. Em síntese, é uma farra. E o pior, ninguém ousa em propor mudanças.
03_AHORAEu tenho total respeito e consideração ao poder Legislativo e a importância que ele tem na composição do tripé democrático. Agora, desmandos como este não dá para aceitar. Senhores vereadores, vocês ainda têm tempo de voltar atrás. Façam este serviço à população lajeadense, reconheçam o erro e dão um exemplo de respeito. É o mínimo que esperamos.
Peguem aquele requerimento, olhem bem para ele, imaginem do lado dele um contracheque de um operário da BRF, que trabalha de segunda a sexta, mais de oito horas por dia, todo dia. Vocês ainda têm coragem de reivindicar este presente de fim de ano disfarçado de 13º? Tem mesmo? Este papo de que repassarão o valor a entidades é lamentável. Vereador não existe para sair distribuindo dinheiro e fazendo compra de voto com recurso público.
Dirão, pelo histórico recente, que este jornalista está perseguindo os vereadores. “Quem ele pensa que é?”, questionarão. Sugestão: virem as folhas deste jornal e vão até as páginas 8 e 9 e percebam que a opinião deste colunista é apenas a voz do cidadão.

Acompanhe
nossas
redes sociais