Por que a Univates é a melhor do Sul

Você

Por que a Univates é a melhor do Sul

Pró-reitora aponta infraestrutura, qualidade do ensino e dos profissionais para o bom desempenho na avaliação do MEC

Por

Por que a Univates é a melhor do Sul
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Se tivesse que es- colher um grande motivo seriam as pessoas”.  A frase da Pró-reitora de Ensino Fernanda Storck Pinheiro resume a escolha da Univates como a melhor Universidade privada do Sul do Brasil no conceito de graduação e a terceira em nível nacional, essa semana, pelo Ministério da Educação (MEC). “Pessoas cujas decisões, ações e iniciativas são norteadas  em  oferecer educação de qualidade”, afirma.
Para ela, o índice alcançado significa atender com excelência estudantes, realizar pesquisas de qualidade, ter infraestrutura completa, com espaços e aprendizagem e de construção do conhecimento, contar com professores titulados, atualizados e preparados para o grande desafio que é ser um educador.
Como desafio cita a necessidade de investir na pesquisa, nas ações com a comunidade, propiciar qualificação permanente ao corpo docente, estar atento às  mudanças  na sociedade, ao perfil dos estudantes e à inovações tecnológicas.
A queda do número de alunos nos cursos presenciais preocupa. Para amenizar a redução, além de oferecer novas modalidades como o EAD, Fernanda entende que é preciso estar atento às necessidades de cada área profissional e as expectativas do mercado de trabalho. “Conhecer quem chega, a sua situação econômica, seus modos de vida e de aprender. Ofertar diferentes formas de financiamento e aprimorar a metodologia das aulas  são  desafios permanentes”, afirma.
Alunos atestam
A estudante do 7º semestre do curso de Relações Internacionais Tammy Corrêa, 22, de Estrela, optou em estudar na Univates pela qualificação dos professores e pela infraestrutura disponível. “Temos    disciplinas e professores de diversas áreas, desde Economia, Comércio Exterior, História entre outros. A diversidade de conhecimento me  habilita  não apenas a ingressar no setor público ou privado, mas também enriquece a visão de mundo e permite que eu me torne uma internacionalista  com uma visão ampla e dinâmica.”
“Nunca me decepcionei com o curso ou com a infraestrutura”, destaca Matheus Giovanella Laste, morador de En- cantado,  estudante do 8º semestre do Curso de Jornalismo da Univates. “Às vezes poderíamos ter mais proximidade entre a parte teórica e o que o mercado de trabalho depois vai nos exigir quando estivermos formados”, sugere.
 
Maturidade e seriedade
De acordo com o reitor da Univates, Ney José Lazzari, esse resultado é o melhor alcançado desde 2007, quando o índice começou a ser calculado. “Representa a maturidade da nossa Instituição com uma educação que impacta não só a vida dos nossos estudantes e diplomados, mas também toda a região, que tem acesso ao conhecimento gerado aqui”, comemora.
Para Lazzari, as avaliações mostram a qualidade e a seriedade daquilo que é feito dentro da entidade e fruto do envolvimento com toda comunidade. “Os professores, alunos e funcionários são entusiastas pela causa do ensino superior e dão esta qualidade toda para os cursos e para instituição num todo”, diz.
 
DESTAQUES
O curso de Design de Moda é considerado o melhor do Sul do País e o terceiro melhor do Brasil. Já o curso de Relações Internacionais é o segundo melhor do Sul do Brasil, assim como o curso de Jornalismo. Ainda pelo CPC, os cursos de Gastronomia e Tecnologia em Logística são os melhores do RS.

Acompanhe
nossas
redes sociais