Raul Mallmann: o “mestre de obras” do complexo avícola da Dália

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Raul Mallmann: o “mestre de obras” do complexo avícola da Dália

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

DEOLI Raul Mallmann 290616A Dália Alimentos de Encantado inaugurou dia 13/12 o frigorífico de aves em Arroio do Meio com capacidade para abater 55 mil frangos por dia. O “mestre de obras” foi o engenheiro agrônomo Pedro Raul Mallmann. Ele coordenou a implantação de todo complexo avícola da Dália. O vínculo com a cooperativa começou em outubro de 2013, quando foi convidado pelo presidente executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas. “Aceitei o desafio e comecei a me dedicar integralmente ao projeto”, lembra Mallmann. Com a experiência de mais de três décadas no setor avícola, elaborou a estruturação de todo segmento da integração de produção de frango de corte, criação de matrizes, incubação dos ovos férteis, produção da ração, engorda do frango pelo associado, abate e processamento das carnes.
“O maior desafio foram os mais de 70 documentos públicos como licenças ambientais, normativas dos ministérios da Agricultura e do Trabalho, Bombeiros, alvarás e outros, que, no Brasil, país da máxima burocracia, exigem um esforço sobre humano”.
A Dália optou pelo sistema de gestão própria da construção. As obras iniciaram pelo abatedouro e fábrica de farinhas, no final de 2016. Somente para estas duas unidades foram contratadas mais de 50 fornecedores e 15 executoras, com prioridade para empresas da região ou gaúchas. “Foram 74 meses de um trabalho desafiador, mesclando normais temores com uma grande certeza: uma corporação como a Dália possui amplas condições em abraçar projetos desta envergadura”, afirmou Mallmann . Ele elogiou os profissionais que atuam na cooperativa os quais chamou de “voluntariosos, competentes e comprometidos”.


O livro de Estrela

Airton Engster dos Santos e Cristhofer Pereira da Silva lançam o livro “Estrela – Memória,Terra e sua Gente!”. Será amanhã, às 20h, no Estrela Palace Hotel. A obra tem o prefácio de Ricardo Wagner.


Belo gesto

A Companhia AprendiZ, do professor de música Ricardo Petter, depositou na conta da menina Lívia Teles a quantia de R$ 5.813. O valor foi arrecadado no Sarau AprendiZ – Especial. Apoiaram o evento: CTC, M Sommer, Rádio Univates, Grupo A Hora, Brincasa Papelaria, Carlota Beauty Shop Unikids , Lojas Benoit, Construtora Zagonel, Gemini Semijoias, Claudio Zagonel Neto e os professores e aprendizes que deram um show de solidariedade.


DEOLI JCI - Chica e Eduardo TrollerAna Cecília homenageada com o Prêmio Carlos Jacó Kieling

A JCI de Lajeado realizou, segunda-feira à noite, solenidade de posse do Conselho Diretor para a gestão 2020. Eduardo Troller transmitiu o cargo de presidente para Gabriela Stürmer da Silva. No Clube do Senado, Eleni Mazzoco passou a presidência para Jorge Matos. O destaque foi a entrega do Prêmio Carlos Jacó Kielling de liderança comunitária para a professora e escritora Ana Cecília Togni, a Tia Chica. Ela dedicou a honraria para as diversas entidades em que participa e oportunizam a realização do serviço comunitário. “Obrigado a JCI por fazer este reconhecimento a minha atuação comunitária. Estou muito feliz”, agradeceu Chica.


Aprender inglês falando

A You-C English School está com as matrículas abertas. Com sede em Caxias do Sul e representação em Lajeado, a escola foi pensada e criada por professores de inglês com experiência no ensino do idioma. O método é voltado para a conversação. A escola atende crianças a partir dos 10 anos, adolescentes e adultos. Para conhecer a You-C, entre em contato pelo Whatsapp (51) 98906-8163, com Natan Dias.


Cron é Pleno

O Centro Regional de Oncologia (CRON), instituição referência no Vale do Taquari, situado junto ao Hospital de Estrela, foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como ”Acreditado Pleno” em serviços oncológicos. A instituição está classificada entre as sete melhores do interior do Estado. Merece aplausos.


DEOLI Neidemar Fachinetto 1219Ato de Louvor

O promotor de Justiça da Comarca de Lajeado, Neidemar José Fachinetto, recebeu do procurador geral de justiça do Estado, Fabiano Dallazen “Ato de Louvor” pela atuação em atividade relacionada à proteção do patrimônio público. O reconhecimento ocorreu em ato solene realizado dia 13/12, em Porto Alegre. Na mesma oportunidade, foram laureados mais seis promotores.


HBB Nível 2

O HBB foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como Nível 2 em Acreditação Hospitalar. Isto significa a existência de um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada. Dos 345 hospitais do Estado, apenas 18 possuem a Acreditação e entre estes , seis tem o Nível 2, sendo o HBB único dos vales do Taquari e Rio Pardo. Lajeado e o Vale do Taquari podem se orgulhar do HBB.


Encontro da família Lopes

O 21° Encontro da Família Lopes ocorreu dia 15/12. Estiveram reunidos os descendentes de Oscar e Alzira Miranda Lopes.   O encontro foi marcado com muita conversa boa, alegria e descontração.
DEOLI Familia Lopes 151219

Acompanhe
nossas
redes sociais