Casal Collischonn comemora Bodas de Diamante com uma bela trajetória de vida pessoal e familiar

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Casal Collischonn comemora Bodas de Diamante com uma bela trajetória de vida pessoal e familiar

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Wolfgang e esposa Karin 0818O diamante, por sua beleza e perfeição, está entre as pedras mais preciosas do mundo. Pela dureza é considerado eterno e inquebrável. Por este motivo, ao completar 60 anos de união, o casal celebra as Bodas de Diamante, ou seja, atingiram um nível de total consolidação do casamento. A indestrutibilidade do diamante é uma das características que mais é associada ao sexagésimo ano de matrimônio, quando todos os obstáculos já foram ultrapassados pelo casal, que se manteve unido para superar todos os desafios.
O casal Wolfgang Hans Collischonn e a esposa Karin Ursula Schreiner completam 60 anos de vida matrimonial, dia 09/01. Ele tem 85 anos, é economista, bancário, professor, pesquisador e escritor membro da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). É filho de Walter Hans Friedrich Philipp Collischonn e de Lotte Agnes Magdalena Behrens. Ela tem 84, é formada em Letras Neo-latinas na Ufrgs, trabalhou como professora de línguas, mas a sua atuação mais destacada foi na área da música. É filha de Rodolpho e Paula Emmel Schreiner. O casal teve sete filhos: Heidi, professora; Ingo, agrônomo; Gisela, professora na Ufrgs; Erika, professora na UFPel; Sigrid, paisagista; Walter, professor na Ufrgs; e Bruno, engenheiro da Agência Nacional de Águas (ANA).
Wolfgang formou-se em Ciências Econômicas da Univates. Por vários anos, foi professor de história e contabilidade nos cursos noturnos do Colégio Evangélico Alberto Torres. É autor de vários livros. Traduziu os manuscrito Die Geschichte von Mato Leitão, de 1929, do professor Otto Dick, escrito em alemão gótico. O resultado é o livro bilíngue História do município de Mato Leitão.
Eles se conheceram nos encontros na Juventude Evangélica e no Coral da Comunidade em Lajeado. Conforme o relato deles, o namoro foi um pouco complicado porque a Karin era professora do internato feminino no Ceat, e os pais residiam em São Leopoldo. Para encontrar o namorado, ela tinha que ir na casa do Wolfgang, quando o costume da época era as moças esperarem o “Buwemai” (visita do namorado na casa dos pais da namorada, em geral nas localidades do interior iam a cavalo).
Naquela época não tinha as facilidades dos namoros de hoje. Havia regras para os encontros e limites. Wolfgang tinha uma moto da marca Jawa. Volta e meia ele convidava a namorada para dar uma volta. “Nós gostamos muito de dançar nos bailes de antigamente em que as orquestras tocavam ritmos variados como fox, samba-canção, bolero, chote e valsa.Odiamos estas bandas que tocam supostas “músicas alemãs”, intermináveis marchas ou valsas em volume altíssimo”.
O casal lembra do início da vida conjugal. A “Lua de mel” foi uma viagem para o Litoral Norte com a moto, por estradas de chão empoeiradas e com chuva. Constituíram família, vieram os filhos e todos receberam educação e estudo, tendo como base os valores humanos e espirituais.
“Começamos uma vida feliz, que, ressalvadas as inevitáveis divergências de opinião, que acontecem em todos matrimônios, continua até hoje, rodeados de filhos, netos e bisnetos. Mais por graça divina do que por méritos nossos”, Wolfgang e Karin Collischonn”


Missa dos Santos ReisCantoria de Reis

O Terno de Reis do Bairro Montanha, de Lajeado, é talvez um dos mais afamados da região. Além das apresentações, todos os anos, em casas, eles participam de eventos. Nos últimos anos um dos destaques é a participação na Missa dos Reis na Igreja Matriz Santo Inácio. Este ano a igreja lotou para assistir as apresentações, que encheram de emoção e nostalgia o público presente. O padre Rafael Toillier destacou a importância da preservação da cantoria de reis.


Livro do pastor

O pastor da Comunidade Cristã de Encantado, Armando Castoldi, lançou livro de crônicas com o título: “Jesus: a opção de vida”. A obra reúne 113 textos escritos entre 2005 e 2010.


Adido Cultural

O patrono da Semana Farroupilha 2019, o cantor César Oliveira, da dupla César Oliveira & Rogério Melo, será nomeado “Adido Cultural” do Rio Grande do Sul pelo governador Eduardo Leite. Assim, passará a ser uma espécie de embaixador de nossa cultura. A cerimônia será hoje, às 14h, no Palácio Piratini.
– Cesar Oliveira vai estar em Lajeado no próximo fim de semana participando do 68º Congresso Tradicionalista do MTG, no Parque do Imigrante.


40 anos de ordenacao Canisio Luciano Laudenor Astor e Erico 0120Missa jubilar

A virada de ano foi comemorada de maneira diferente na comunidade de Arroio Grande Central, interior de Arroio do Meio. A data serviu para celebrar os 40 anos de ordenação sacerdotal de dom Canísio Klaus (bispo da Diocese de Sinop/MT) e dos padres Luciano Schneders, Laudenor Telöken e Érico Hammes. A missa jubilar ocorreu na capela da Comunidade. Na sequência ocorreu o jantar de confraternização. Arroio Grande é a terra natal do bispo dom Canísio e do padre Érico.


Missa de ano novo

Padre Zeno Gräff, 80 anos, mantém há 52 anos a tradição de celebrar a missa de ano novo em sua terra natal, em Forqueta Baixa, Arroio do Meio. Este ano ele teve a companhia do padre jesuíta Hugo Bersch, 84 anos.


AGV

O lojista de Lajeado Ricardo Diedrich passou a presidência da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) para Sergio Galbinski. A entidade reúne 135 CDLs, Sindilojas e ACIs do interior do Rio Grande do Sul e que representam 27 mil empresas do setor no Estado. Juntas concentram mais de 93% das informações sobre crédito.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais