Arte de grafite avança na Univates

Você

Arte de grafite avança na Univates

Artista Eduardo Kobra iniciou pintura de painel que deve ser concluído até o próximo fim de semana

Por

Arte de grafite avança na Univates
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quem passa pela avenida Avelino Talini percebe uma paisagem nova na via. O artista paulista Eduardo Kobra está na cidade desde a noite de sábado para pintar um painel de 2 mil m². A obra fica na fachada frontal do prédio 1 da Univates.

Reconhecido por pintar rostos de personalidades icônicas em enormes dimensões, o artista vai retratar três pessoas ligadas à educação no brasil: Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Clarice Lispector.

O artista já pintou mais de 500 murais nos cinco continentes. É seu terceiro trabalho no Rio Grande do Sul. Em 2010, ele pintou um painel na biblioteca pública municipal Henrique Bastide, em Santa Maria. No início do ano passado, ele pintou o rosto de Mário Quintana em uma parede de 200 m² no Colégio Farroupilha, em Porto Alegre.

A obra faz parte da reforma que a universidade promoveu no prédio 1 em comemoração aos 50 anos do ensino superior no Vale do Taquari.

A reformulação inclui ainda a construção de uma praça aberta em frente ao prédio, onde hoje funciona o estacionamento.

Manifesto da obra
A Univates lançou um edital voltado à comunidade acadêmica para produção do manifesto da obra. Cada aluno pode submeter um texto sobre a relevância das obras de Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire para a educação e a cultura brasileira.

As inscrições e o envio de trabalhos serão feitos pelo site até 15 de fevereiro. O resultado do concurso será publicado no dia 10 de março. A proposta vencedora será contemplada com premiação de uma disciplina de 80 horas do seu respectivo curso. O texto será lido na data da reinauguração do Prédio 1, em março de 2020.

Quem são os homenageados

Acompanhe
nossas
redes sociais