Lajeado vira a capital do Fusca

Antigomobilismo

Lajeado vira a capital do Fusca

Vigésima edição do encontro estadual atraiu veículos de diversas regiões do estado ao Parque do Imigrante

Por

Lajeado vira a capital do Fusca
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A vigésima edição do Encontro Estadual de Fuscas e Derivados a Ar de Lajeado ocorreu no último fim de semana no Parque do Imigrante. O evento ocorre todo ano, sempre próximo do dia 20 de janeiro, Dia Nacional do Fusca.

Até o fim da tarde de sábado, mais de 80 veículos haviam se inscrito. A expectativa da organização foi concretizada com cerca de 200 carros nos dois dias de evento. Além de Fuscas, participam outros modelos da Volkswagen. O evento é organizado pelo Clube do Fusca de Lajeado.

Antonio Nelson Oliveira é o presidente da entidade, fundada em 1997, que reúne apaixonados pelo modelo mais clássico da Volkswagen. “É um hobby. Tem gente que gosta de futebol, nós gostamos de Fusca”, define.

2020_01_21_Matheus_Chaparini_Fuscas_3Primeiro carro

O Fusca 1971 foi o primeiro carro de Maicon Corrêa, de São Leopoldo. Desde que comprou o carro, no Natal de 2013, ele frequenta encontros de carros antigos. Ele buscava um Fusca original, mas só encontrava carros em mau estado. “Fui criado dentro de um Fusca 1978, que foi do meu pai por 12 anos. A paixão vem desde pequeno”, conta.

Na véspera de Natal daquele ano, descobriu que um vizinho tinha o Fusca a venda. Fez uma proposta, mas foi recusada. “Dia 25 de dezembro ele bateu lá em casa e nós fechamos negócio. Quando é para ser é para ser.”
Corrêa e a namorada, Cátia Aranda, chegaram nos primeiros momentos do evento, às 8h do sábado, 18, e acamparam no mesmo local que costumam ficar quando vêm ao Parque do Imigrante.

História de família

A história da família de Joel de Mello Araújo com carros é antiga. Quase cem anos atrás, seu avô, Alvaro da Costa Mello, adquiriu um dos primeiros veículos de Lajeado, quando a cidade ainda tinha poucas ruas, frequentadas por carroças. O bisavô, João Batista de Mello, foi intendente e o primeiro prefeito eleito do município. O pai, Jandir Araújo, participou da criação do Departamento de Trânsito.

Joel foi ao encontro com um Puma 1979, que adquiriu dois anos atrás. Apaixonado por Volkswagen, em 2002, ele conheceu a principal fábrica da montadora na Europa, que fica na cidade de Wolfsburg, na Alemanha. Em sua coleção, há seis antiguidades. Além dos carros, uma Vespa. O primeiro carro foi um Fusca 1962.

Fusca para todas as idades

Se os Fuscas falassem, os Mini Herbie do Robson Ferreira contariam um segredo: são feitos para as crianças, mas quem brinca são os pais. Ferreira, que é de Taquari, tem duas miniaturas, chamadas Mini Herbie, em homenagem ao carro protagonista do filme “Se meu Fusca falasse”. Fabricados com motor de moto 100 cc, os fusquinhas têm três marchas e ré. “Quem se diverte mais são os pais. Às vezes a criança não quer andar e o pai empurra ou diz “o pai vai andar para você ver.”

Acompanhe
nossas
redes sociais