CCs na Câmara de Arroio do Meio

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

CCs na Câmara de Arroio do Meio

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um movimento ainda bastante discreto pode gerar fortes repercussões em breve. Na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, um velho assunto dos parlamentares daquela cidade voltou à tona nas últimas semanas: a criação de Cargos Comissionados para assessoramento das bancadas dos nobres legisladores. É um sonho antigo de alguns agentes públicos. E uma completa desnecessidade diante do ritmo Legislativo na cidade.
A ideia é criar cargos para assessorar as bancadas, tal como nas grandes casas legislativas – e também em algumas nem tão grandes assim. A medida enfrenta resistência por parte de muitos políticos e correligionários arroio-meenses. Mas, na hora do “vamos ver”, e diante da possibilidade de garantir novos postos de trabalho para os partidários, muitos “resistentes” podem sucumbir à tentação.
Seria um completo absurdo. Em tempos onde se discute o inchaço das máquinas públicas, aumentar o número de cargos sem qualquer necessidade é um passo para trás. É errar tal como os lajeadenses erraram nas últimas décadas, e que hoje resultou em uma Câmara de Vereadores com mais de 40 Cargos Comissionados contra apenas quatro servidores concursados.
Em Lajeado, o boi já se foi com as cordas. Mas os vereadores de Arroio do Meio ainda podem evitar este erro. Para tal, basta não inventar moda. Basta deixar o barco navegando e não buscar formas de mal utilizar o suado dinheiro do contribuinte. Os tempos são de austeridade para todos. É tempo de gastar menos, e fazer mais. Especialmente para aqueles que mexem com recursos públicos.


24 01 2020 DIVULGAÇÃO COLUNA MARTINI _ JonatanIdeias sobre Smartcity

Prefeito de Teutônia, o jovem Jonatan Brônstrup (PSDB) participou de uma comitiva do Vale do Taquari que visitou Barcelona em novembro do ano passado, durante a realização de uma das maiores feiras de smartcities do mundo. Ontem, ele recebeu a visita de Maurício Davico, prefeito da cidade argentina de Pueblo Bergrano, que também participou do evento espanhol e veio conhecer as referências da região em inovação.


“Memes” em Estrela

Uma série de “memes” foi criada e compartilhada nas redes sociais com o intuito de expor o Secretário de Meio Ambiente de Estrela, Hilário Eidelwein (PSB), condenado por direcionamento de licitação na compra de lixeiras. Diante da situação um tanto constrangedora, colegas de partido e políticos próximos de Eidelwein querem investigação policial para descobrir o autor –ou os autores – do fato.


Sem pedágios (por enquanto)!

Durante encontro entre comitiva do Vale do Taquari e Secretário de Governança e Gestão Estratégica do RS nessa quarta-feira, o secretário Cláudio Gastal recebeu as reivindicações dos líderes regionais sobre as rodovias estaduais, reforçou o projeto de concessões e afirmou. “Não há estudo neste momento que indique novos pontos ou necessidade de pedágios.”


DCIM103GOPRO

Área Urbana Especial

Em Encantado, o governo municipal planeja uma Área Urbana Especial para fomentar o potencial turístico da região da Linha Garibaldi, em função da recuperação e reforma da estrutura das lagoas, bem como da construção da estátua do Cristo. A área delimita um raio específico de 350 metros da Lagoa da Garibaldi que se encontra na parte superior, criando critérios de edificações e área de preservação ambiental.


Motocross polêmico!

O Ministério Público de Encantado iniciou um procedimento para averiguar denúncias de “utilização indevida de espaço público (campo de futebol e área destinada a Projetos Sociais) por Associação de Trilheiros para a prática de Motocross no Bairro Navegantes”. O caso está sob os cuidados do promotor de justiça, André Prediger.


Transparência necessária!

A divulgação da lista de servidores terceirizados pelo Governo de Lajeado é uma medida que vem a contribuir com a lisura necessária aos serviços públicos. O governo de Lajeado erra feio ao tentar anular na Justiça essa legislação – criada na câmara e sancionada pelo próprio prefeito.
Em um passado nem tão distante, não eram poucos os partidários, futuros candidatos e apoiadores de políticos beneficiados com vagas nessas terceirizadas. E como saber se isso ainda persiste se a lista de funcionários não está disponível no Portal da Transparência?
É bom que se diga: a legislação precisa ser aplicada às grandes empresas (leia-se um alto número de servidores contratados), e não a todo e qualquer serviço terceirizado pelo ente público. E também é bom que se diga: assim como no passado recente, a grande maioria desses servidores é muito competente.


24 01 2020_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO boneco MozartMozart Lopes no PSDB

A possível ida para o PSDB do suplente de vereador Mozart Lopes (PP) é rechaçada pelo alto comando do diretório tucano na cidade. Segundo o presidente do partido em Lajeado e Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, quem cogitou o convite para o Progressista foi a vereadora, Mariela Portz. “Ela sofreu forte resistência do grupo. Trata-se de uma questão que foi ventilada e que sofre grande resistência”, reforça.

Acompanhe
nossas
redes sociais