Ex-deputado Ibsen Pinheiro morre aos 84 anos

Você

Ex-deputado Ibsen Pinheiro morre aos 84 anos

Filiado ao MDB, ele presidiu a câmara durante o processo de impeachment de Fernando Collor. Também teve atuação destacada como advogado, jornalista e dirigente do Internacional

Por

Ex-deputado Ibsen Pinheiro morre aos 84 anos

Morreu na noite dessa sexta-feira, 24, o jornalista e ex-deputado Ibsen Pinheiro. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto passava por tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre.

Natural de São Borja, Ibsen era filiado ao MDB, partido do qual foi presidente em duas oportunidades. Foi vereador, deputado estadual e deputado federal. Participou da elaboração da Constituinte de 1998 e ficou conhecido nacionalmente por presidir a Câmara durante o processo de impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.

Em 1994, chegou a ter seu mandato parlamentar cassado, em um episódio conhecido como “Anões do Congresso”. Entretanto, o processo foi arquivado em 2000 pelo STF por falta de provas.

Além de sua atuação política, Ibsen foi advogado, procurador de Justiça e promotor. Também atuou como jornalista e foi vice-presidente do Internacional em um dos períodos mais vitoriosos da história do clube.

O velório ocorre neste sábado, 25, na Assembleia Legislativa. A cerimônia de cremação será restrita à família. O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul.

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais