O Vale da Aventura

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O Vale da Aventura

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

25 01 2020 DIVULGAÇÃO COLUNA MARTINI_texto principal 1O Turismo de Aventura no Vale do Taquari está a cada dia mais consolidado. Os voos sobre os morros de Encantado e Roca Sales, especialmente, já estão na rota de grandes personalidades e renomados praticantes do paraglider nacional e internacional. Etapas decisivas de campeonatos são disputadas na região. Ou seja, é preciso aproveitar essa “térmica” para impulsionar ainda mais o nosso potencial turístico!
Para a Embratur, o Turismo de Aventura “é o segmento do mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura e esporte recreacional ao ar livre, envolvendo emoções e riscos controlados e exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos, a adoção de procedimentos para garantir segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural”. E isso o Vale do Taquari tem de sobra.
Além da explosão do paraglider a região é destaque entre escaladores. O Morro Gaúcho, em Arroio do Meio, possui uma gama muito interessante de vias de escaladas, com diferentes graus de dificuldade, o que atrai iniciantes e profissionais. É o “Yosemite dos Vales”. Neste mesmo Morro, aliás, os governantes perderam a “térmica” em anos anteriores e a prática e os torneios de Asa Delta cessaram.
Encantado deu um passo importante para não perder essa onda positiva. Em outubro, o governo declarou Área de Utilidade Pública o chamado Morro do Paraglider, onde fica a rampa de voo livre da cidade. É uma das melhores do Estado por estar distante de aeroportos, e uma das mais movimentadas no período de novembro a março, época mais favorável para a prática do esporte. E o que as demais cidades estão fazendo?
Há rampas de voo em Roca Sales, Marques de Souza, Teutônia e, se insistir um pouco, em Arroio do Meio. Há paredes naturais para escalada e trilhas em meio às matas em praticamente todas as cidades. E rios próprios para rafting e intensas trilhas de caminhada. A chance do Vale do Taquari consolidar um “Selo de Qualidade” perante todo o mundo no ramo do turismo de aventura é agora. Isso traz renda, qualidade de vida, emprego e visibilidade!
 


 
Experiência de Bento
Será tudo com o Expresso Azul em Lajeado. Após a homologação da empresa no processo licitatório para serviço de transporte coletivo urbano na cidade, o governo prevê um prazo de até 60 dias para o início dos novos serviços. A expectativa é grande na principal cidade da região. É a primeira mudança desde a década de 80. Na bagagem, os sócios da nova concessionária também atuam no transporte público de Bento Gonçalves, desde 1984, e de Farroupilha, desde 2002.


 
CCs em Arroio do Meio
Vereadores de Arroio do Meio ficaram bastante incomodados com o artigo sobre a possibilidade de novos Cargos Comissionados na Câmara. Marcelo Schneider, do MDB, entrou em contato. “Somos uma das Câmaras mais enxutas do Estado e eu garanto que a maioria é contra qualquer criação de novos cargos comissionados.” Darci Hergessel (PDT) também entrou em contato e criticou a nota. “É um absurdo. Eu sou totalmente contra.”
E pela reação nas ruas e nas redes sociais, o eleitor também é contra. Melhor assim. A movimentação, que muitas vezes pode vir de fora para dentro da Câmara de Vereadores, precisa ser interpelada na raiz. Doa a quem doer, pelo bem de todos. A possibilidade de criar mais cargos comissionados é um desejo antigo de muitos correligionários, reforço. Muito antes da atual legislatura.


 
Religião e política
25 01 2020 DIVULGAÇÃO COLUNA MARTINI_boneco Pastora Mara (1)
Nesta semana ocorreu uma sessão legislativa inusitada em Taquari. O fato é de terça-feira. Entre as diversas propostas em debate, uma em especial levou dezenas de fiéis ao plenário da Câmara de Vereadores. Tratava-se de um projeto de resolução da Mesa Diretora para determinar dia e horário para os encontros semanais: terças-feiras, às 20h.
Ocorre que este é o mesmo horário do culto ministrado pela vereadora Pastora Mara (PSDB) na Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Rincão São José. Ela apresentou emenda sugerindo mudanças no dia e horário. A sessão foi interrompida e, durante o período, os vereadores assistiram à Pastora Mara e seus fiéis se manifestarem com orações e canções religiosas ali mesmo no plenário. Em meio ao som alto, ela gritava. “Aleluia, aleluia”.
Após este momento atípico, uma nova emenda surgiu, fixando a sessão para às 17h30min de terças-feiras. A pastora, então, subiu à tribuna para falar com seus fiéis e colegas. “Minha primeira missão é estar na igreja, e eu não abro mão desse chamado. A segunda missão foi me concedida pela misericórdia de Deus, que é estar junto dos colegas fazendo um trabalho com seriedade, pautado na paz, sempre apoiando todos os projetos bons para nossa cidade.”
 


 

Acompanhe
nossas
redes sociais