Mortes no Cartão-Postal

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mortes no Cartão-Postal

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

04_A_HORAAno vai e ano vem, e as mortes na confluência entre os rios Forqueta e Taquari continuam assombrando veranistas, famílias e equipes de resgate. A cascalheira localizada na divisa de Lajeado com Arroio do Meio atrai milhares de pessoas todos os anos. Durante o verão, é o “balneário” mais visitado na principal cidade do Vale do Taquari. Mas há dois pontos nesta história toda: não se trata de um balneário, e os riscos não estão claros aos banhistas.
Nesse domingo, uma nova tragédia. Ao tentar cruzar o leito dos rios, um homem de 31 anos acabou sucumbindo à natureza e se afogou. Talvez nunca saibamos o que de fato causou o afogamento. Mas muito provavelmente a vítima também não sabia dos reais riscos daquele ponto crucial entre os dois principais mananciais do Vale do Taquari. E essa falta de informação persiste faz anos.
Essencialmente por não se tratar de um balneário o local carece de praticamente todos os itens básicos de segurança. Não há sinalização. Não há boias indicando pontos mais ou menos profundos. Não há salva-vidas. É o homem é a natureza, em um ponto onde a natureza costuma demonstrar toda a sua força. Como bem dizem os Bombeiros, a confluência gera um efeito semelhante a uma máquina de lavar.
Isso não é um pedido para que interditem o local e acabem com a diversão dos banhistas. Mas o alto índice de mortes naquele mesmíssimo ponto precisa ser melhor avaliado pelos órgãos de segurança, governos municipais, eventuais proprietários de áreas próximas e sociedade em geral. É preciso um mutirão para evitar novas tragédias naquele ponto que é um verdadeiro cartão-postal tanto de Arroio do Meio como de Lajeado.


28 01 2020_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO EncantadoRotativo em Encantado

O governo de Encantado e o Conselho Municipal de Trânsito ajustam os preparativos para a implantação do estacionamento rotativo na área central da cidade. O grupo também estuda a implantação de mão única em alguns trechos: subida na Rua Treze de Maio, entre a Júlio de Castilhos e a Duque de Caxias; descida na Rua Miguel Luiz Pretto, trecho entre a Duque e a Júlio; e ainda mão única na Rua Júlio de Castilhos, em frente à Praça da Bandeira.


28 01 2020_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO print Deputado165 anos?

O deputado estadual Paparico Bacchi (PL) foi traído pelo Wikipedia. Nas redes sociais, o parlamentar compartilhou a informação equivocada do site/enciclopédia – lá consta que a cidade foi emancipada em 1855, e não em 1891 – e parabenizou Lajeado de forma precipitada. O Secretário de Obras, Fabiano Bergmann (o Medonho), também se equivocou no Facebook e foi corrigido pelos internautas. Em tempo, parabéns Lajeado. São 129 anos de prosperidades!


Bolsa Família em Estrela

O governo de Estrela divulga uma redução de 25% no número de famílias atendidas pelo programa federal Bolsa Família. Hoje são 408 famílias atendidas pelo programa. O pico na cidade chegou a 545 famílias. De acordo com o Executivo, os atuais beneficiados dividem um valor mensal de R$ 69 mil, o que representa uma bonificação média de R$ 170.


Poucas mulheres

Correligionárias do Vale do Taquari estão preocupadas. Até o momento, é baixo o número de mulheres dispostas a concorrer nas eleições de outubro de 2020. O alto desgaste nas cadeiras do Legislativo, principalmente, pode resultar em aumento na disparidade entre homens e mulheres na política regional a partir de 2021.


Mozart Lopes no PSDB 2

O futuro do suplente de vereador Mozart Lopes (PP) pode mesmo ser o PSDB. Na manhã de quinta-feira, o presidente do partido em Lajeado, Carlos Reckziegel, encaminhou contraponto a este colunista informando que havia forte resistência interna. Porém, tudo mudou após encontro de correligionários na noite dessa mesma quinta-feira.
As negociações são pra lá de incipientes. Mas agitam os bastidores. “Primeiro ele precisa se resolver com o PP, e depois falar conosco. Pela transparência entre os partidos, eu sequer cogito falar com ele antes disso”, avisa Reckziegel. Lopes fez 620 votos em 2016. E o convite inicial partiu da colega de plenário, a vereadora Mariela Portz.
Lopes é um dos nomes fortes do PP. Foi Secretário de Obras e lá coordenou ações de grande impacto na cidade, como os prolongamentos da Av. Alberto Müller – entroncamento com a Av. Avelino Tallini – e da Av. Benjamin Constant, e o viaduto entre o Universitário e o Campestre, na ERS-130. No plenário, foi líder de governo da atual gestão entre 2017 e 2019.


Darci volta à briga

No início de dezembro, o vereador de Arroio do Meio, Darci Hergessel (PDT), entrou em contato para anunciar. “Muito provavelmente eu não vou concorrer mais a majoritária, e muito menos a vereador. Os motivos são de ordem particular e política interna”. Quase dois meses depois, ele muda de ideia. “Eu estava com problemas de saúde. Agora estou bem e quero concorrer a vice-prefeito”, afirma. Ele deve fazer dobradinha com Danilo Bruxel (PP).
 

Acompanhe
nossas
redes sociais