Produção gaúcha está em alerta com epidemia do Coronavírus

impactos econômicos

Produção gaúcha está em alerta com epidemia do Coronavírus

Setor da suinocultura é um dos mais preocupados com a situação no continente asiático, já que oito frigoríficos foram habilitados recentemente para exportação, incluindo um no Vale do Taquari

Por

Produção gaúcha está em alerta com epidemia do Coronavírus
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Rio Grande do Sul acompanha com atenção os desdobramentos e as medidas adotadas pelo governo da China quanto ao surto do Coronavírus, que teve origem em uma das maiores cidades do país e começa a se espalhar para outras localidades.

A preocupação de indústrias, empresários, produtores e autoridades encontra explicação no fato da China ser o destino de quase metade (45%) das exportações do agro gaúcho. Especialistas afirmam que é cedo para fazer especulações e que as informações sobre a origem e causas da doença ainda são recentes.

Para o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, ainda é difícil avaliar possíveis impactos na economia gaúcha por conta do Coronavírus. “A China é o nosso principal comprador. Compra grãos, carnes. Dependendo da extensão do problema, pode ser que o nosso mercado fique meio travado sim”, opina.

Como os impactos ainda estão no campo da especulação, Luz diz que a Farsul discute internamente as possibilidades, mas descarta adotar qualquer medida concreta a ser tomada. “Não é a primeira vez que essas coisas acontecem. Alguns vírus assustam no início e vão embora. Outros são, de fato, problemáticos. Mas estamos acompanhando e monitorando a situação”, garante.

Principal destino da carne suína
A China foi o principal destino da carne suína brasileira em 2019. E continuará sendo em 2020, com direito a preço recorde. Mas o surto do Coronavírus aparece como ameaça às projeções positivas.

“Estamos em estado de observação, sobre o que acontecerá e no que essa epidemia vai impactar a questão comercial, tanto de importação quanto de exportação”, salienta o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador.
Folador lembra que, historicamente, a exportação da carne suína brasileira é menor no primeiro trimestre. Por outro lado, a expectativa de alta no preço era um estímulo a mais para o setor. “No mesmo período no ano passado, o preço do quilo do suíno vivo estava abaixo de R$ 4. Na mesma época em 2020, está R$ 5,18. Estamos em outro patamar de preço”, comenta.

Frigoríficos habilitados
A situação do outro lado do mundo também preocupa o setor no estado, já que, no ano passado, a China habilitou oito frigoríficos gaúchos a exportar seus produtos, incluindo o da BRF, em Lajeado.

“O Vale do Taquari é responsável por 23% da produção de carne suína no RS. É a região que mais se destaca, com um potencial grande. Em todo o estado, são oito frigoríficos habilitados. Essa situação deixa todos com as barbas de molho. Pode, sim, atrasar o início das exportações”, pondera.

Coronavírus

Acompanhe
nossas
redes sociais