Bancadas rechaçam novos CCs na Câmara

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Bancadas rechaçam novos CCs na Câmara

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

04_A_HORAO artigo publicado na sexta-feira sobre um discretíssimo debate na cidade sobre possíveis novos Cargos Comissionados na Câmara de Arroio do Meio mexeu com os brios dos vereadores. Nessa segunda-feira, representantes das bancadas do MDB, PDT e PP visitaram a redação do Grupo A Hora para apresentar um contraponto a este colunista. Em bloco, eles garantem: não haverá criação de novos CCs até o fim desta legislatura. Que bom!
As três bancadas foram representadas pelos parlamentares Paulinho Volk (MDB), Darci Hergessel (PDT) e Jose Elton Lorscheiter (PP), o popular “Pantera”. Segundo eles, não há qualquer movimentação entre os 11 atuais vereadores para eventual criação de mais cargos de confiança no Legislativo. “Eu estou no meu quarto mandato. Nunca presenciei ou sequer ouvi qualquer tentativa de criar mais CCs na nossa Câmara”, reforça Volk.
Ele garante ter conversado com todos os atuais vereadores do MDB. E todos reforçam a posição: não haverá novos CCs nesta legislatura. “Essa notícia pegou muito mal para todos os legisladores. Fomos cobrados nas ruas. Então é preciso esclarecer que somos uma câmara que busca sempre a austeridade. Gastamos apenas 1,9% do orçamento municipal e teríamos direito a até 7%. E nunca cogitamos criar novos cargos de confiança. Isso é uma inverdade.”
Da mesma forma, Hergessel reforça a posição do PDT em relação a esta possibilidade de aumento no quadro de servidores. “Somos contrários a qualquer criação de novos cargos. É importante ressaltar que somos uma das câmaras mais econômicas e enxutas da região. São apenas dois CCs. Prezamos pela economia. Em 2009, por exemplo, suspendemos o pagamento pelas sessões extraordinárias”.
Pantera, por sua vez, acredita que o debate tenha sido “plantado” por algum grupo de aspirantes ao cargo de vereador. “Isso é coisa de quem está fora e vai tentar entrar na Câmara. Querem denegrir a imagem dos atuais vereadores e desgastar nossa imagem durante o ano eleitoral”, afirma. “Ainda mais em um momento de tanta criminalização do meio político. Nas redes sociais, colocam todos no mesmo saco”, acrescenta.
Registrado o contraponto, fica a nossa torcida para que os vereadores da próxima legislatura mantenham o mesmo discurso.


Mozart Lopes fica no PP

Em contato com este colunista, o suplente de vereador de Lajeado Mozart Lopes (PP) garante que pôs fim às conversações com o PSDB. “Sou o vice-presidente do PP. Fui convidado (pelo PSDB), e não aceitei. Eu fico no 11”, crava. Ele também confirma que será novamente candidato a vereador e confirma apoio à dobradinha entre Marcelo Caumo e Gláucia Schumacher, ambos do PP.
Por outro lado, o PSDB confirma a futura filiação de Oilquer dos Santos, ex-assessor de Ênio Bacci (PDT e depois PTB), que já assumirá um cargo na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) nos próximos dias. Recentemente, o presidente municipal do PSDB anunciou a filiação (em março) do vereador Ildo Salvi, ex-PT, e que hoje está na REDE Sustentabilidade.


Assessores permanecem

Novo presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Lorival Silveira (PP), confirma: manterá os assessores de Imprensa, Carolina Gasparotto, e Jurídico, Gustavo Heinen. Ambos foram indicados pelo MDB. “Por enquanto, ficam”, resume o novo chefe do Legislativo, demonstrando prévia confiança na atuação dos agentes públicos. Silveira teve apoio do MDB para chegar à presidência e, diante disso, deve mudar pouco ou nada no quadro de servidores.


29 01 2020 _ DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_prefeita westfáliaUma prefeita em Westfália

Desde segunda-feira a Prefeitura de Westfália é governada por uma mulher. A vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave (PDT) assume como prefeita em exercício pelos próximos 20 dias, período em que o prefeito, Otávio Landmeier (MDB), está em férias. É a segunda vez dela. Em 2015, também assumiu o cargo máximo quando presidente da Câmara de Vereadores. Em tempo, no dia 24 de março o município completa 24 anos de emancipação.


Só para gremistas?

Um importante investimento pode gerar ruídos em Arroio do Meio. Nessa segunda-feira, foi confirmada uma emenda de R$ 238,7 mil para a cobertura na quadra de esportes da Praça Flores da Cunha, no Centro da cidade – com contrapartida municipal de R$ 116,7 mil. O recurso veio do gabinete do ex-goleiro do Grêmio, o Deputado Federal Danrlei (PSD).
A obra, em si, chama a atenção. O telhado será verde na parte superior, mas azul e branco na parte estrutural, propositalmente para lembrar as cores do tricolor gaúcho. Eu sou gremista e não me importaria de jogar neste espaço. Mas é uma área pública. E diante da recente – e insistente – “grenalização” na política, talvez seja mais prudente optar por cores neutras.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais