Nas ondas do rádio, o sonho que se tornou realidade

Jardim do Cedro

Nas ondas do rádio, o sonho que se tornou realidade

Luta iniciada há 16 anos teve desfecho feliz em 2019, com a autorização do Ministério das Comunicações para a Tottal FM entrar em operação na frequência 87.9

Por

Nas ondas do rádio, o sonho que se tornou realidade
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Às 6h, o radialista João Pedro Stacke abre o microfone da mesa de áudio. Empolgado, dá o seu tradicional bom dia aos ouvintes, iniciando a programação do dia. Com experiência de 37 anos no meio, ele é uma das vozes da Rádio Tottal FM, emissora comunitária que entrou em operação no fim do ano passado na frequência 87.9, após uma espera de 16 anos.

Sediada no bairro Jardim do Cedro, a Rádio Tottal é fruto do sonho de um líder comunitário. Waldemar Maurer, popularmente conhecido como Meio Quilo, encampou uma luta que durou mais de uma década e só parou quando faleceu, em 2017. Mas os filhos seguiram com o projeto e, em agosto do ano passado, obtiveram a autorização do Ministério das Comunicações.

“Foi a segunda rádio comunitária de Lajeado, sendo que a primeira era a da Uambla (União das Associações de Moradores). Meu pai sempre sonhou com isso. Ele faleceu, mas a idéia seguiu. Continuamos com o propósito dele. Certamente, deve estar muito feliz lá de cima”, comenta a filha Mariane, que assumiu a direção da emissora.

Quando Meio Quilo deu início às tratativas, em 2003, saiu batendo de porta em porta no comércio buscando apoio para viabilizar a emissora. Mariane, na época com 13 anos, acompanhava o pai, seja na rua, seja no estúdio. “Ele nunca tinha falado num microfone antes. Depois, pegou o jeito. Ele tinha programa todos os dias e eu ajudava, atendendo os ouvintes no telefone”, lembra.

“Todo mundo pega junto”

Por ser uma rádio comunitária, a Tottal não mantém vínculo empregatício com seus locutores. Todos os comunicadores foram selecionados conforme uma lista de “preferências” deixadas por Meio Quilo. Mariane procurou os nomes indicados pelo pai.

Stacke foi o primeiro. Também integram a equipe Carlos Moreno, de Santa Catarina, e DJ Jacson, de Venâncio Aires. “Todo mundo pega junto aqui, se ajuda. Somos uma equipe bem entrosada”, destaca Stacke.

A ideia é aproveitar também a emissora para revelar novos talentos. “Pude ensinar muita gente que hoje está muito bem em rádios mais comerciais. Então, quero continuar passando um pouco do meu conhecimento e dar oportunidade para quem quer fazer comunicação”, diz.

Música 24 horas por dia

A Rádio Tottal está no ar 24 horas por dia. Sua programação ao vivo começa às 6h e vai até meia noite, mesclando música tradicionalista, sertanejo universitário e pop rock. Também noticiam acontecimentos de Lajeado e região.

tualmente, há apenas um espaço vago, das 9h às 11h. A emissora também tem atrações no ar aos finais de semana.
A Tottal deve realizar em breve um coquetel de lançamento oficial, com a presença de autoridades.

Presente tambén as redes sociais, a Tottal disponibiliza um número de WhatsApp para os ouvintes: (51) 99636-2152.

MAPA_04

Acompanhe
nossas
redes sociais