Núcleo do IBDFAM tem projeto para alertar sobre  violência doméstica e familiar

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Núcleo do IBDFAM tem projeto para alertar sobre violência doméstica e familiar

Por

06_A_HORAO Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), presente em todos os estados brasileiros, possui Núcleo Regional no Vale do Taquari. A presidente Janine Maria Pellegrini explica que a entidade tem atuação na área do “Direito de Família e Sucessões”. Os objetivos são a realização de estudos, pesquisas, discussões e campanhas sobre as relações familiares.
O Instituto tem em seu quadro profissionais de diversas áreas do conhecimento humano e social como: operadores do Direito, a exemplo de advogados, magistrados, ministros, desembargadores, promotores, defensores públicos, delegados, juristas, registradores públicos e tabeliães. Também integram a entidade os psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, historiadores, sociólogos, além dos estudantes destas áreas. Entre as atividades constam palestras e eventos com a intenção de reunir profissionais e pessoas interessadas para debater sobre temas da atualidade. O Núcleo está engajado em causas sociais através de iniciativas de demandas locais, como o projeto em fase final de elaboração “Entre Marias e Joãos”. “A intenção é informar e conscientizar a população acerca dos crimes de violência doméstica e familiar e suas consequências”, alerta Janine.
O Núcleo organizou e publicou dois livros: “Direito de Família e Sucessões: Um Olhar Prático” em 2018 e “Direito das Famílias e Sucessões e Suas Inquietações” em 2019. As duas obras são constituídas por artigos escritos pelos integrantes. A terceira obra está em andamento, com previsão de publicação para o final do primeiro semestre deste ano.
As atividades do Núcleo estão no Facebook www.facebook.com/ibdfamvaledotaquari


Samuel Pinto, Elifas de Vargas, Samanta Pinto e Fernando Saito NRF EUA 0120Lajeado presente na NFR

A Kreativ – empresa de Marketing de Lajeado, do diretor Elifas de Vargas, com filial no Rio de Janeiro esteve pela 5ª vez na maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation  (NRF) nos Estados Unidos, de 15 a 17 de janeiro. A viagem foi realizada em parceria com a agência de viagem de Lajeado a Top Travelling e Brasil Varejo, dos sócios Samuel Pinto e Samanta Pinto e do operador Fernando Saito. O grupo levou em torno de 60 empresários de todo o Brasil para uma imersão no coração do varejo mundial em Nova Iorque, com toda curadoria feita pela Brasil Varejo.


Diretora Maria Elena com a vice irmã Anita Piva e a superiora Marlise HengesO Madre comemora 123 anos

O Colégio Madre Bárbara – Rede ICM completa hoje 123 anos de história em Lajeado. A comemoração ocorre no mês de junho, junto à data de nascimento da fundadora da Congregação do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix.
– As aulas no Madre Bárbara iniciam dia 17 de fevereiro com novidades na estrutura funcional e na parte física do prédio. O Colégio conta com mais de 1050 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.


Música de bandinha

O Centro de Cultura Alemã de Lajeado (CCAL), do presidente Marcos Mallmann, vai abrir as atividades de 2020 com um evento musical. Será sábado, às 18h30min, no Parque Histórico. A “música de bandinha” será da Banda de Estrela. O evento é aberto ao público com entrada franca. O Centro de Cultura Alemã de Lajeado (CCAL), do presidente Marcos Mallmann, vai abrir as atividades de 2020 com um evento musical. Será sábado, às 18h30min, no Parque Histórico. A “música de bandinha” será da Banda de Estrela. O evento é aberto ao público com entrada franca.


06_A_HORA2020Palíndromo

A língua portuguesa é cheia de regrinhas e curiosidades. Entre todas elas, talvez a mais divertida seja o chamado palíndromo, quando uma palavra ou frase pode ser lida de trás para frente sem que um de seu sentido seja alterado.  O termo vem do grego palin (novo) e dromo (percurso). Ou seja, palíndromo é um novo percurso para leitura da palavra/frase/número de data (que seria de trás para frente). No próximo dia 02/02/2020 teremos um palíndromo de número, que permite a leitura nos dois sentidos. Há diversas outras datas palíndromos.


Paleta Atlantida 0120Paleta Atlântida

Os irmãos Cristiano e Jean Jacques com o primo Fabiano Gomes, acompanhados dos familiares participaram, sábado dia 25,  na praia de Atlântida, do 4º Paleta Atlântida, em analogia ao Planeta Atlântida, que reúne os apreciadores de churrasco. Nesta edição, os organizadores reuniram 610 trios de assadores. “Nossa intenção foi participar de uma churrasqueada na praia e confraternizar com amigos e familiares”, disse Cristiano Jacques.


Arquivo Municipal tem 25 anos

O Arquivo Histórico Municipal de Lajeado foi criado pelo Decreto 4.523 de 12 de janeiro de 1995, há 25 anos. Localizado junto à Biblioteca Pública Municipal, possui em seu acervo documentação avulsa (requerimentos, ofícios, cartas e outros), acervo iconográfico (fotos avulsas e álbuns), mapoteca (croquis, plantas e mapas), impressos (legislação e relatórios – Federal, Estadual, Municipal), biblioteca especializada (alta especialização na área da história, matemática, religião, obras em língua alemã e outras), e Códices (livros manuscritos desde 1877).


Encontro da Família Zagonel

O 2º Encontro Nacional da Família Zagonel será neste fim de semana. Inicia sábado com a recepção aos participantes de outros Estados  e no domingo segue a programação oficial. O local é a sede social da Società Taliana Tutti Fratelli de Lajeado. No domingo as atividades iniciam às 8h. Às 10h haverá missa celebrada pelo padre Carlos Zagonel e ao meio dia será servido almoço. Na parte da tarde segue a confraternização e troca de informações sobre a genealogia da família. Contato com Romildo Zagonel pelo fone/whats (51) 9.9994-2961 ou familiazagonel@gmail.com; Juarez Zagonel pelo fone/whats (51) 9.9975-3868 ou lojacomat2@gmail.com
 

Acompanhe
nossas
redes sociais