Brilho nos olhos!

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Brilho nos olhos!

Por

A maturidade é uma coisa interessante, gosto muito da frase de Alexsandra Zulpo: “Pelo entusiasmo medimos a idade do homem: velho é aquele que não vibra com nada e acha tudo difícil e irrealizável.”
Esta semana tive a felicidade de encerrar um treinamento de lideranças, curso ministrado por mim em conjunto com um seleto grupo de professores da UNIVATES, para uma turma muito especial, um grupo de 35 produtores todos cooperados da Languiru.
Ministro treinamentos há mais de 25 anos, com certeza mais de 50 turmas por ano, mas esta turma foi especial, além de me proporcionar um grande aprendizado, momentos divertidos, compartilharmos muitos conhecimentos eles me lembraram da importância do “Brilho nos Olhos”.
A grande maioria destes estudantes, na sua larga experiência de vida, se propuseram a sentar nos “bancos escolares” para aprender sobre temas que certamente eles conheciam, mas queriam compartilhar as suas experiências e refinar os seus conhecimentos, como fala outro autor “afiar o machado”.
A vida de um produtor rural é cheia de sacrifícios e abdicações, acordam sempre cedo, raramente tiram férias, não param nos finais de semana, vivem do esforço que a sua família emprega no cultivo da sua propriedade. Com tudo isso eu conseguia perceber neles “Brilho nos Olhos”, o que a maioria das pessoas chama de motivação.
Mas qual deve ser o segredo? Vou me propor resumir em três passos: prioritariamente é fazer o que se gosta, depois definir os seus objetivos de forma clara e finalmente comemorar todas conquistas e resultados.
Eu ainda poderia me questionar sobre as dificuldades, mas lembro que durante uma das aulas um destes sábios estudantes me disse: “temos que valorizar mais as nossas conquistas do que os percalços do caminho”. As pessoas de sucesso têm “Brilho nos Olhos” e elas entusiasmam todos a sua volta!
Esta é uma ótima pergunta para iniciarmos 2020: O que realmente faz os teus olhos brilharem?

Acompanhe
nossas
redes sociais