Bolsonaro prevê projeto para mudar cobrança de ICMS sobre combustíveis

País

Bolsonaro prevê projeto para mudar cobrança de ICMS sobre combustíveis

O presidente questionou no Twitter sobre a não diminuição dos preços nas bombas dos postos, já que, pela terceira vez consecutiva, houve queda nos preços da gasolina e diesel nas refinarias

Por

Atualizado terça-feira,
04 de Fevereiro de 2020 às 16:58

Bolsonaro prevê projeto para mudar cobrança de ICMS sobre combustíveis
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O presidente Jair Bolsonaro publicou em uma rede social, nesse domingo, dia 3, que pretende encaminhar ao Congresso um projeto de lei para que o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis, recolhido pelos Estados, tenha um valor fixo por litro.

A proposta foi anunciada no Twitter, em meio a críticas a uma suposta sanha arrecadatória dos governadores em sua política tributária para o setor.

O presidente culpou os chefes dos executivos estaduais pelo fato de os valores não baixarem nas bombas, apesar de medidas de alívio tomadas pelo governo federal.

Bolsonaro questionou no Twitter sobre a não diminuição dos preços nas bombas dos postos, já que, pela terceira vez consecutiva, houve queda nos preços da gasolina e diesel nas refinarias.

A resposta veio em um tweet seguinte escrito pelo próprio presidente no qual justifica que os governadores cobram, em média, 30% de ICMS sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias.

Bolsonaro disse que, “como regra”, os governadores “não admitem perder receita, mesmo que o preço do litro nas refinarias caia para R$ 0,50 o litro”.

Ele acrescentou que, diante do quadro, vai encaminhar o projeto de lei ao Legislativo e lutar “pela sua aprovação”.

O presidente não deu detalhes do projeto. Adiantou apenas que pretende aprovar uma nova lei complementar para que o tributo tenha “valor fixo por litro”, e não mais seja calculado sobre a “média dos postos”.

Hoje o ICMS é uma porcentagem estabelecida por cada estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais