“O melhor travesseiro é a consciência limpa”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

“O melhor travesseiro é a consciência limpa”

Por

Atualizado quarta-feira,
05 de Fevereiro de 2020 às 14:10

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O provérbio francês é curto e definitivo. Consciência leve, limpa ou tranquila é garantia de qualidade de vida. É certeza de longas e prazerosas noites de sono. É a certeza de que estamos no caminho certo e respeitando nossos princípios, valores morais e, no caso dos agentes políticos, as respectivas promessas e ações.

Em Estrela, uma mudança radical tomou as páginas do jornal A Hora meses atrás. O vereador Marco Wermann (PV) anunciou a intenção de criar um projeto de lei para diminuir o número de vereadores de 13 para nove. Foi criticado por alguns colegas e também em setores da imprensa – aqui, por exemplo –, pelo fato de “alardear” antes de “efetivar” a proposta, e pelo fato de ter votado a favor do aumento de parlamentares anos antes.

Ainda em Estrela, e durante a campanha eleitoral em 2016, diversos candidatos a vereador se comprometeram publicamente com a redução salarial dos agentes políticos da câmara. Para alguns contribuintes da cidade, tudo não passou de um blefe eleitoral para angariar votos. Para outros, trata-se de uma proposta viável e que deverá ser apresentada neste ano para votação em plenário.

Nesses dois casos estrelenses o eleitor têm subsídios para apoiar ou desconfiar das propostas. Afinal, é uma linha tênue entre a boa intenção do político e os atos de pura politicagem. Ainda mais diante desses temas tão simplistas, ou tão populistas, como a redução salarial ou do número de cadeiras legislativas. Da mesma forma, é complicado e complexo julgar a intenção do outro.

Na edição de ontem, um novo capítulo sobre a tal “nova política”. O presidente da Câmara de Travesseiro, Adriano Steffler (PSB), anunciou projetos para reduzir em até 50% os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. Outra vez, e agora em ano eleitoral, estamos diante da linha tênue entre a boa intenção do político e os atos de pura politicagem.

Houve casos semelhantes em Muçum, Lajeado e outras cidades do Vale. E é sempre complicado julgar, reforço. Resta torcer para que todos esses políticos estejam dormindo bem sobre seus respectivos travesseiros.


O mito e a verdade

O “misterioso túnel” sob a prefeitura de Estrela tomou conta das rodas de conversas (online e físicas) no Vale do Taquari. A velocidade com a qual as notícias – ou “notícias” – circulam hoje em dia quase transformou um mero duto de ventilação em lenda urbana. Por sorte, existe o jornalismo. Além da transformação social e do compromisso com as comunidades, o jornal tem o papel de desmistificar – e não criar – algo fantasioso. Somos sempre a favor da verdade!


Novas comissões

Ainda em Encantando, os vereadores definiram as Comissões Permanentes. Ficaram assim constituídas: Comissão de Constituição e Justiça, Redação e Bem Estar Social: Presidente, Luciano Moresco (PT), Vice-presidente, Jaqueline Taborda (PDT), Relator, Moacir Tramontini (PTB). Comissão de Orçamento, Finanças e Infra-Estrutura Urbana e Rural: Presidente, Marino Deves (PP), Vice-presidente, Sander Bertozzi (PP), Relator, Claudio Roberto da Silva (MDB).


Futuro do ex-prefeito

Em Arroio do Meio, o ex-vice-prefeito pelo PT, Áurio Scherer, pode estar rumando para o PDT local. Alguns apostavam na ida dele para o PTB, mas pedetistas parecem convictos sobre o ex-petista. Scherer foi vice durante a gestão municipal do ex-prefeito, Sidnei Eckert, do MDB, e também concorreu para Deputado Estadual em 2010 (5,6 mil votos na cidade) e em 2014. Ainda não está confirmado se ele concorrerá a vereador em outubro.


Sessões às terças-feiras

Em Encantado, um projeto de Resolução proposto pelo presidente da Câmara de Vereadores Diego Pretto (PP) sugere alterar um dos principais artigos do Regimento Interno do Legislativo municipal: “As Sessões Plenárias Ordinárias serão realizadas nas terças-feiras de cada mês, e terão início às 18 horas”. Hoje as sessões ocorrem nas segundas-feiras. “A intenção é utilizar a segunda-feira para as reuniões das comissões”, avisa


O IPTU Transparente

O governo de Lajeado lança nova ferramenta online para o contribuinte. O objetivo, de acordo com nota do Executivo, é “dar maior clareza e oferecer mais informações sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), como é feito o cálculo do tributo, os valores arrecadados, os índices de inadimplência por bairro e outros dados relevantes”.

Trata-se de um espaço virtual com informações e dados sobre o imposto. A página foi desenvolvida pela Secretaria da Fazenda (Sefa), inspirada no exemplo recente de Porto Alegre. Conforme o Secretário da Sefa, Guilherme Cé, a ideia é também responder a questionamentos comuns dos contribuintes.

“É um modelo que está em construção e poderá ser aprimorado, pouco a pouco. Para isso é essencial que a sociedade consulte informações, apresente sugestões e considerações para que possamos melhorar ferramenta”. Ainda de acordo com o secretário, eventuais considerações podem ser enviadas para o e-mail sefa@lajeado.rs.gov.br.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais