Redução salarial na Câmara de Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Redução salarial na Câmara de Estrela

Por

Atualizado sexta-feira,
07 de Fevereiro de 2020 às 09:36

Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Sete vereadores assinam requerimento para criação de um projeto de lei que altera os subsídios dos parlamentares. De acordo com a proposta, a redução nos valores mensais pode chegar a 30%.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Bastidores da Câmara

O novo presidente da Câmara de Lajeado chamou a atenção na primeira sessão plenária de 2020. Lorival Silveira (PP) suspendeu os trabalhos por 20 minutos após discussão com Paulo Tóri (PPL), da Oposição, alegando que o tema abordado pelo colega não condizia com o expediente do dia. Para alguns opositores, o ato do Progressista foi bastante exagerado.

 

Bastidores da Câmara II

Ainda sobre a suspensão dos trabalhos na sessão de terça-feira, Lorival Silveira (PP) garante que irá cumprir à risca o Regimento Interno da Câmara de Vereadores. Especialmente a regra que impede debates fora do contexto pré-estabelecido pelo Expediente do Dia. De certa forma, é uma maquiavélica forma de evitar desgastes contra o governo municipal.

Bastidores da Câmara III

Logo na primeira sessão, o vereador Waldir Blau (MDB) foi duro nas críticas aos serviços de pavimentação no município. Diante de eventuais problemas, ele sugere. “Não paguem. Há muitos empreiteiros ‘cacos’.” Por outro lado, o emedebista ressalta a presença de bons empreendedores na cidade e cobra ações do Executivo para melhor fiscalizar as obras.

Bastidores da Câmara IV

Duas ausências de peso na primeira sessão plenária de 2020. Carlos Ranzi (MDB), pré-candidato a prefeito, está de licença para cuidar da filha recém-nascida. Já o petista Sérgio Rambo está de licença para realizar novo tratamento de saúde. Em seus respectivos lugares entraram Djalmo da Rosa (MDB) e Élio do Posto (PT), dois prováveis candidatos em outubro.

Bastidores da Câmara VI

O ofício encaminhado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) à câmara passou batido na primeira sessão do ano. Na verdade, poucos tiveram acesso. A autarquia alerta sobre a necessidade de estudos técnicos para qualquer emenda ao projeto do novo Plano Diretor, e ameaça Ação Civil Pública em caso de descumprimento.

Bastidores da Câmara V

Djalmo da Rosa, mais uma vez, usou espaço para tratar do assunto “ARKI”, empresa terceirizada que disponibiliza servidores em áreas de limpeza e setor administrativo. Ele questiona ligação entre a empresa e o escritório de advocacia da família do prefeito. Caumo avisa que não exerce a profissão desde outubro de 2016 e não faz mais parte do contrato social do escritório.


Campanha nas ruas!

Marcos Schefer (MDB), vereador em Lajeado, segue os caminhos do pai, Antônio Schefer, que por algumas vezes foi o vereador mais votado da cidade. Ele atua nas ruas, com o velho e bom bloco de notas e o singelo cartão (imagem). Já nas redes sociais, ele andou se atrapalhando.

Recentemente, parabenizou no Facebook um homem que morreu em dezembro de 2019. Mas isso faz parte do jogo. Afinal, quem tem o controle sobre as centenas de amigos na internet?


Veto ao novo Decreto

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, (PP) vetou um projeto de lei ligado à transparência pública. A matéria criada e aprovada pela Câm ara de Vereadores define que “Decretos do Poder Executivo sobre aberturas de Créditos Orçamentários deverão conter mensagem justificativa publicada juntamente com o Decreto junto ao Diário Oficial do município”.


IGP e Central de Polícia

Comitiva de líderes regionais participou de encontro com o Vice-Governador, Ranolfo Júnior, e a Presidente do Instituto Geral de Perícias (IGP), Heloiza Kauser. O grupo apresentou propostas para melhorias do IGP regional, hoje com só um médico perito/legista e três técnicos, e sem papiloscopista, câmara fria e plantão em no mínimo dois finais de semana por mês.

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) se colocou novamente à disposição para auxiliar nas melhorias de estrutura física. Também foi debatida a possibilidade, a exemplo do que ocorre em Caxias do Sul, de um convênio do IGP com a Univates, para alocar o departamento de necrópsia dentro do campus lajeadense.

Ainda sobre o encontro, a comitiva propõe a instalação de uma Central de Polícia, a exemplo do que foi feito no município de Canoas. O complexo abrigaria a DP Distrital, DP Regional, a DPPA, a Draco e a DEAM, e ainda o próprio IGP. O Delegado José Romaci Reis solicitou o terreno que abriga o DAER. O Governo de Lajeado coloca à disposição outros imóveis públicos.


Domicílio eleitoral

Ex-assessor parlamentar do Deputado Federal Maurício Dziedricki (PTB), o jornalista Fabiano Diehl anuncia mudanças. Ele deixa Estrela e fixa domicílio eleitoral em Lajeado. Em suas redes sociais, postou: “Vamos trabalhar em curto prazo para dobrar nossa bancada na Câmara, em médio prazo para estarmos na majoritária, e em longo prazo para retomar uma cadeira na Assembleia em 2026.” Ele agradeceu ao sociólogo Renato Zanella pelos “conselhos”. Na foto, com o vereador Ernani Teixeira e os assessores dele, Luciane Bergmann e Jair Solimar.

Acompanhe
nossas
redes sociais