Pressionado após condenação, secretário deixa o governo

Lei da ficha limpa

Pressionado após condenação, secretário deixa o governo

Hilário Eidelwein pediu demissão ontem à tarde. Substituto deve ser biólogo do quadro da secretaria

Por

Pressionado após condenação, secretário deixa o governo
Eidelwein comandava o Meio Ambiente do município desde 2013
Estrela

O secretário de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein, pediu demissão. O pedido foi encaminhado ao prefeito Rafael Mallmann ontem à tarde.

Eidelwein estava pressionado desde que foi condenado pelo Tribunal de Justiça por direcionamento de licitação. A decisão transitou em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso, em outubro.

Com menos de um ano para o término do mandato, a vaga deve ser ocupada por um servidor do quadro da secretaria. O governo avalia possibilidades e ainda não confirma o nome.

A tendência é que seja escolhido um profissional da área de biologia. Entre estes, os nomes mais cotados são Rosangela Selli Johann e Gaspar Luiz da Silveira Franco.

O prefeito Rafael Mallmann afirma que, quando assumiu o governo em 2013, o Meio Ambiente era um ponto crítico. “Graças ao Hilário e à equipe técnica, a gente conseguiu dar um salto na agilidade e na qualidade dos licenciamentos ambientais. De acordo com o prefeito, o município cresceu de R$ 578 milhões, em 2013, para R$ 1,2 bilhões, em 2018, em valor agregado fiscal.

“Fico muito triste de não poder encerrar o governo junto com ele, que é meu amigo. Mas a vida anda, a gente tem que seguir a lei e ele teve o bom senso de seguir este caminho”, conclui.

Procurado pela reportagem, Eidelwein não quis comentar o caso.

UTL é desafio do próximo secretário
Entre os principais desafios do próximo secretário está a gestão da Usina de Tratamento de Lixo. Desde o afastamento do diretor, em setembro, o espaço estava sem comando, ficando sob responsabilidade do secretário Eidelwein.

O responsável pela unidade foi afastado após denúncia de assédio sexual feita por uma servidora da UTL.

Em setembro de 2019, uma funcionária registrou ocorrência na Delegacia de Polícia contra o chefe. De acordo com a Polícia Civil, o mesmo servidor já havia sido denunciado por outra funcionária em caso semelhante ocorrido em 2016.

Acompanhe
nossas
redes sociais