Morre Antônio Chilella, ex-prefeito de Bom Retiro do Sul

falecimento

Morre Antônio Chilella, ex-prefeito de Bom Retiro do Sul

Ele tratava um câncer desde 2014. Velório será às 16 h no Cemitério do Pinhal

Por

Morre Antônio Chilella, ex-prefeito de Bom Retiro do Sul
Chilella foi prefeito por dois mandatos nas décadas de 1980 e 1990
Vale do Taquari

No fim da tarde desta sexta-feira, 7, foi confirmada a morte de Antônio Edgar Chilella, aos 70 anos. Ele foi prefeito de Bom Retiro do Sul, era escritor e músico. Chilella tratava um câncer na virilha desde 2014.

 

Foi prefeito do município em dois mandatos: 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Chilella também atuou como vereador, no início de sua carreira política.

 

O município decretou luto oficial de três dias, a contar de hoje. O corpo está sendo velado na Casa Mortuária de Bom Retiro do Sul. O sepultamento será no sábado, 08 de fevereiro, às 16h, no Cemitério do Pinhal.

 

Em janeiro, A Hora publicou uma reportagem sobre a mobilização da comunidade da região para auxiliar no tratamento. Chilella contava com um salário mínimo de aposentadoria para o sustento e o tratamento de saúde.

 

Trajetória política e profissional

Chilella nasceu em Fazenda Juliana, época em que a localidade pertencia a Taquari. Ainda com nove anos se mudou com a família para Pinhal, interior de Bom Retiro do Sul.

 

Na adolescência e início da fase adulta, se tornou conhecido por tocar acordeão e animar festas pela região. Essa popularidade fez com que Chilella ingressasse na política pelo PMDB. Primeira candidatura foi a vereador, em 1976.

 

Aos 26 anos foi eleito prefeito pela primeira vez. O segundo mandato veio em 1992. O ex-prefeito também ficou conhecido por construir casas populares, inaugurar uma das primeiras creches (Vó Marica) e criar o tradicional Carnaval de Rua. Após os mandados, ainda trabalhou como coordenador regional da Agricultura no governo de Germano Rigotto.

 

No âmbito musical, gravou quatro CDs com canções religiosas e participa de programas de rádio faz quase 50 anos. Chilella também publicou um livro chamado “O abraço que cura” e foi um dos fundadores do grupo de oração que se reúne faz mais de 30 anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais