Redução de salários na câmara depende de apenas uma assinatura

ECONOMIA NOS COFRES PÚBLICOS

Redução de salários na câmara depende de apenas uma assinatura

Requerimento apresentado por sete vereadores precisa do apoio de mais um parlamentar da mesa diretora

Por

Redução de salários na câmara depende de apenas uma assinatura
Presidente João Braun defendeu o projeto na sessão de ontem à noite
Estrela

Uma assinatura. Na prática, é isto o que falta para a redução dos salários dos vereadores do município. Um requerimento apresentado por sete dos 13 vereadores sugere a redução dos subsídios em 30%. Com a diminuição, os vereadores passariam a receber R$ 4,9 mil e o presidente da casa, R$ 5,9 mil.

De acordo com o regimento da casa, esta proposta só pode ser apresentada pela mesa diretora. São necessárias pelo menos duas assinaturas entre os três integrantes da mesa. O presidente do Legislativo, João Braun (PP), é um dos signatários do requerimento.
Indecisos

Os outros dois integrantes da mesa são Felipe Schossler (PTB) e Ernani de Castro (MDB). Castro afirma que vai esperar o retorno dos vereadores licenciados que ocupam cargos no Executivo: José Alves, Cristiano Nogueira e Marcelo Braun.
“Hoje temos suplentes na casa. Tem tempo para a discussão. Temos que esperar voltarem os vereadores que foram realmente e vamos discutir internamente com o grupo todo”, afirma Castro.

Já Schossler, afirma que ainda não conhece o inteiro teor da proposta. “Estou aberto ao diálogo. Ainda não tenho posição definida, pois ainda não li”, diz.

Caso a mesa diretora apresente o projeto de lei, ele precisa ser aprovado por maioria simples, ou seja, por pelo menos sete votos. Como a proposta foi apresentada por sete vereadores, em tese, a maioria já está composta.

Assinam a proposta os vereadores: Norberto Fell (Cidadania), Volnei Zancanaro (PL), Márcio Mallmann (PP), João Braun (PP), Marco Wermann (PV), Débora Martins (MDB) e Darlã Belini (PSB).

Divergência sobre o prazo
Há uma divergência acerca do prazo para a aprovação da mudança. O regimento interno da câmara determina que a alteração seja feita seis meses antes das eleições. Neste caso, a proposta teria que ser aprovada até 4 de abril para ter validade na próxima legislatura.

A Lei Orgânica do município, no entanto, não define prazos. O texto foi alterado em 2006 e este trecho foi suprimido. O texto define apenas que os vereadores definem o salário que será vigente para a próxima legislatura.

Vidal Negreiros na tribuna
Os vereadores aprovaram a participação do diretor da escola Vidal de Negreiros, Joel Mallmann na tribuna livre. Ele deve comparecer ao Legislativo no dia 9 de março. Em março, a escola completa 100 anos de atividades. O convite foi um requerimento de Marco Wermann (PV), que foi servidor do Vidal.

Acompanhe
nossas
redes sociais