Slan realiza curso sobre prevenção a violência sexual

Lajeado

Slan realiza curso sobre prevenção a violência sexual

Foram oferecidas 100 vagas para a rede sócio assistencial e setores da educação de Lajeado

Por

Slan realiza curso sobre prevenção a violência sexual
A Slan realizou curso com a palestrante Caroline Arcari. Créditos: Divulgação
Lajeado

 

 

Lajeado

A Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) realizou a capacitação sobre “Metodologias de Prevenção de Violência Sexual para Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Autoproteção” com a palestrante Caroline Arcari. O encontro ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) na quinta-feira, dia 5. O curso foi viabilizado por meio do termo de fomento, oriundos de recursos da educação, para aproximadamente 80 profissionais da Slan. Também foram ofertadas 100 vagas para a rede sócio assistencial e setores da educação.

A palestrante Caroline acredita que o encontro capacitou os profissionais a desenvolverem ferramentas no enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes. Caroline destaca que no Brasil, não existiam materiais sobre o tema que atendessem especificidades da criança e adolescente e há cerca de três anos o tema ganhou mídia. “O abusador não precisa ser estranho. Ele costuma entrar em um processo de sedução de modo que a criança não perceba que são atos abusivos, nem que está avançando a toques mais íntimos. Os abusadores costumam ser pai, padrasto, tios, primos e vizinhos”.

A escola é um dos espaços em que o enfrentamento pode ocorrer, sendo dos mais eficazes, garante Caroline. “São nessas relações com brinquedos, colegas ou na socialização, que a criança traz à tona comportamentos clássicos da violência sexual, sejam sexualizadas ou expressando por meio de desenho e conduta mais erotizada. Nessa hora o professor pode identificar uma suspeita”. Na formação, os profissionais puderam entender melhor como funciona o processo da denúncia a partir das escolas, assim como o trabalho do conselho tutelar e todo o processo da rede de proteção. Também foi abordada a prevenção a violência sexual com estratégias primárias, secundárias e terciárias.

Acompanhe
nossas
redes sociais