Agrônomo cria abrigo para insetos

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Agrônomo cria abrigo para insetos

Por

Atualizado quinta-feira,
13 de Fevereiro de 2020 às 08:46

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O agrônomo aposentado da Emater, Nilo Cortez, pesquisou a forma de criar casas para servirem de moradia para insetos. O protótipo desenhado por Cortez, além das funções de acolher os bichinhos, é também peça ornamental. O “Abrigo para Insetos”, denominação dada por Cortez, tem o formato de uma caixa com diversas repartições e cheia de buracos, com telhado e outros adereços. Construído com a utilização de material reciclado, o objetivo do abrigo é servir de refúgio para os insetos e aracnídeos (aranhas) de diversas espécies. Além de decorativo, os bichinhos podem viver e se reproduzir. Ele cita que as casinhas de insetos poderão ser mantidos em sacadas de apartamentos, mas o melhor lugar para instalar é na parte externa da casa, preferencialmente em local isolado.

“A intenção é a multiplicação de insetos úteis que fazem a polinização de plantas e servem de predadores como os besouros, marimbondos, vespas, borboletas, mariposas entre outros, que tem importância fundamental no ecossistema ambiental”, explicou Nilo Cortez. Ele comercializa as peças em feiras de artesanato e aceita pedidos por encomenda.


Atlas Calçados

A Atlas Calçados, com unidades de produção em Lajeado e Bom Retiro do Sul, trouxe 18 executivos da área de vendas da matriz na Alemanha para conhecerem as linhas de produção e também a cultural local. Segunda-feira, à noite, ocorreu encontro de confraternização no Salão Troller, no Parque Histórico, organizado pelo Centro de Cultura Alemã (CCAL). O destaque para a presença do presidente da empresa Werner Schabsky e o filho Hendrich. A Atlas é atualmente a terceira maior empresa de Lajeado, da lista das 100 maiores. Ela produz em torno de 13 mil pares de calçados de segurança por dia destinados ao mercado europeu. Tem entre seus clientes as principais indústrias automobilísticas, como Volkswagen, Mercedes, BMW e outras.

– No jantar de confraternização, foi servido churrasco e chopp. Entre as apresentações, constaram danças gaúchas pelo CTG Rincão das Coxilhas de Teutônia e folclóricas pelo grupo do CCAL.


Ensaio do Cascata

O Bloco Cascata, do presidente Pedro Henrique Bald, tem ensaio hoje, 19h, no CTC. São 200 integrantes, dos quais 40 na bateria. O Cascata está comemorando 44 anos de muito carnaval. A data será festejada no Enterro dos Ossos, dia 29/02, com início às 21h, no salão social do CTC.


Peixe vivo

Amanhã, com início às 9h, haverá Feira do Peixe Vivo junto à Feira do Produtor Rural de Lajeado, próximo ao Parque Professor Theobaldo Dick. A carpa capim vai custar R$ 12 o quilo vivo e demais carpas R$ 10.


Para começar bem o ano

O ano letivo para os professores do Ceat, do diretor Rodrigo Ulrich, iniciou ontem com a formação sobre o Pacto Lajeado pela Paz. Hoje ocorre o Ateliê Docente, ministrado por professores de artes do colégio. Amanhã o dia será dedicado ao 16º Seminário Institucional, para todos os 200 professores e profissionais . O destaque será a palestra sobre Cultura do Cuidado no Espaço Educacional, com Rosângela Florczak.

As aulas iniciam segunda-feira para os 1,3 mil alunos na Educação Básica e no Curso Técnico de Enfermagem, e no CEAT Região Alta em Roca Sales são cerca de 300 estudantes.


Encontro da Família Sieben

O 14º Encontro da Família Sieben está marcado para o dia 16/02 em Ibirubá. A programação iniciará às 8h. Às 10h30min haverá culto e ao meio dia almoço. Na parte da tarde atividades diversas. Informações pelo whats (54) 99160-2784.


Urban Center

O Urban Center Conventos, empreendimento imobiliário da Richter Gruppe, do diretor José Paulo Richter, o Juca, fechou negócio com o Atacado Prass, que vai instalar um supermercado com atacado no local. Chama atenção a abrangência do Atacado Prass, que atende a mais de mil pontos de venda.


Começando o ano reformado

A direção do Colégio Madre Bárbara fez investimentos pesados na reforma do prédio. As aulas iniciam segunda-feira e os alunos irão se surpreender com as mudanças nas salas de aula e corredores. A diretora Maria Elena Jacques, com sua equipe diretiva, fizeram esforço dobrado para cumprir o cronograma de obras. Muitas surpresas boas aguardam os 1,1 mil alunos.


Liquida Lajeado

Vai até sábado a promoção Liquida Lajeado. Iniciativa da CDL, do presidente Aquiles Mallmann. As 131 lojas participantes estão com preços muito especiais.

Acompanhe
nossas
redes sociais