Caminho Autoguiado de Estrela une belezas rurais e paisagem urbana

Turismo

Caminho Autoguiado de Estrela une belezas rurais e paisagem urbana

Trajeto de mais de 15 quilômetros foi inaugurado no domingo e passou por distritos e pontos turísticos da cidade

Por

Caminho Autoguiado de Estrela une belezas rurais e paisagem urbana
Caminhantes percorreram mais de 15 quilômetros por estradas do interior e zona urbana do município. Créditos: Plural Comunicação Integrada
Estrela

O ponto conhecido como Escadaria da Polar foi o ponto de partida para o Caminho Autoguiado de Estrela. O projeto inaugurou o roteiro na cidade no domingo, dia 16. Mais de 40 pessoas de cidades como Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Roca Sales, Porto Alegre e Santa Maria participaram do trajeto de 15,6 quilômetros.

A solenidade de inauguração foi feita pelo representante da Prefeitura de Estrela, Andreas Hamester. Também participaram o presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Leandro Arenhart, e o coordenador geral da Famurs, José Scorsatto, além de representantes da Emater.

Logo após a saída, os participantes foram até o Parque Municipal da Lagoa, às margens do Rio Taquari, onde ocorreu o plantio de mudas de árvores nativas. Durante o trajeto, que permite que os participantes se orientem por placas indicativas, o sol não deu trégua e foi necessária muita água. Nada que tirasse a empolgação do casal Mirna Inês Werle, que é auxiliar de escritório, e do microempresário José Agostinho Werle. “Foi nosso primeiro passeio e, embora sejamos de Estrela, valeu a pena. Já estamos pensando em fazer o Caminho Autoguiado em outras cidades também”, afirmou Mirna.

Para o coordenador do projeto Passeios na Colônia e

Caminhada, que contou com mais de 40 pessoas, saiu da Escadaria. Créditos: Divulgação/Airton
Engster dos Santos

responsável pela implantação do Caminho Autoguiado, Alício de Assunção, em Estrela, foi possível contemplar a paisagem urbana, em pontos como o Parque Princesa do Vale e Centro da cidade, e perceber a vivência rural, já que o trajeto passou por distritos como Arroio do Ouro. “Estamos numa região muito rica, com muita diversidade. Isso torna cada uma das cerca de 170 caminhadas que já fiz única”, observou.

Este foi primeiro Caminho Autoguiado inaugurado este ano. De acordo com Assunção, para 2020 e 2021, a intenção é implantar mais 240 quilômetros de roteiros. Até o final de 2019, a iniciativa completou 300 quilômetros percorridos.

Novos roteiros

Além de Estrela, Pouso Novo inaugura o seu Caminho Autoguiado no dia 5 de abril; Boqueirão do Leão, em 26 de abril, e Santa Clara do Sul, em 31 de maio. O Caminho Autoguiado é realizado pela Amturvales, Passeios na Colônia, administrações municipais, Sicredi e Emater/RS-Ascar. Ele permite que os participantes caminhem ou façam o trajeto de bicicleta, orientando-se por placas indicativas, localizadas às margens do caminho. Após a inauguração, o percurso permanece na cidade, possibilitando aos turistas a realização da caminhada com orientação das placas, independente do período.

Acompanhe
nossas
redes sociais