Placas alertam para problemas de telefonia e internet no interior

FORA DA ÁREA DE COBERTURA

Placas alertam para problemas de telefonia e internet no interior

Dificuldade com sinal de comunicação prejudica produtores. Iniciativa de autoria desconhecida desperta curiosidade

Por

Placas alertam para problemas de telefonia e internet no interior
Placas foram colocadas por moradores faz cerca de uma semana
Estrela

Na chegada à linha Geraldo Baixa, o visitante começa a perceber as dificuldades de sinal de comunicação da comunidade. O sinal do telefone celular deixa de funcionar. Ao longo da estrada que dá acesso à localidade a quem segue de Costão, ao menos três placas foram colocadas junto à pista.

“Região com constante falha no sinal de internet e telefone”, adverte o texto. Os moradores dizem não saber quem colocou os avisos, mas têm consenso em relação aos dizeres.

Uma das placas foi colocada em frente à casa de Pedro Flávio Joner. Ele recorda que, na segunda-feira, 8, antes de amanhecer, ouviu o barulho das marteladas e de um motor ligado, quando saiu para ver quem era, o automóvel havia partido.

Joner mora faz 20 anos na linha Geralda Baixa. Ele afirma que, neste período, o sinal de telefonia sempre foi precário na localidade. “Fica chiando e cai a ligação”, resume. Ele afirma que paga R$ 79,80 por mês pelo serviço de telefonia.

Dificuldade com a nota eletrônica
Marlene Maria Sulzbach mora ao lado da central. Em sua casa, o sinal funciona melhor do que na maior parte dos vizinhos. Ainda assim, ela não pode contar com o serviço para finalidades da produção de frangos, como a nota fiscal eletrônica.

“Cada vez que a gente vende um lote, a firma emite a nota. Seria quase impossível. Às vezes tem e outras vezes, não tem. Não se pode contar certo com a internet para emitir nota”, afirma.

Internet “metade do tempo”
Laoni Heierman conta que, na sua casa, a internet só funciona “metade do tempo”. No restante do tempo, é necessário procurar locais do terreno em que o sinal pegue. Heierman conta que dificilmente consegue baixar os áudios enviados pelo Whatsapp.

“Estamos a dez minutos do Centro de Estrela, mas o sinal é muito precário. É lamentável. Todo mundo tem internet hoje, é uma necessidade”, avalia.

No interior do município, o serviço é fornecido pela empresa Via, do grupo Gaúcha Tecpar. A reportagem tentou contato com o grupo, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Acompanhe
nossas
redes sociais