Debate projeta a economia do futuro

Vamos falar sobre

Debate projeta a economia do futuro

Evento foi organizado por empresário que participará de congresso com o papa sobre a necessidade de criação de novos modelos econômicos

Por

Atualizado quarta-feira,
19 de Fevereiro de 2020 às 10:24

Debate projeta a economia do futuro
Palestras ocorreram na Casa de Cultura na noite de ontem e foram abertas ao público
Lajeado

O evento “Let’s talk about”, organizado pela agência de inovação Colmeia, abordou o tema “Economia para o futuro” na noite de ontem, na Casa de Cultura.

O debate foi intermediado pelo empresário Tiago Guerra, que participará do congresso The Economy of Francesco, em março, organizado pelo Papa Francisco, onde 500 jovens economistas e estudantes de todo o mundo são convidados a repensar os modelos econômicos.

Também participaram ontem da atividade Guilherme Cé, secretário da Fazenda de Lajeado, e Rafael Spengler, professor de Economia.
Segundo Guerra, o momento proporcionou aos participantes a visualização de dados e fatos da economia atual que impactam o cotidiano de todos.

“No debate avaliamos modelos vigentes, além de fornecermos subsídio que o participante construa novas ideias sobre a economia”.
O debate

Guerra abriu o debate com fatos e dados econômicos, apresentando a evolução da humanidade, do capitalismo e da geração de renda. Ele também trouxe reflexões acerca do melhor modelo financeiro. “A nossa proposta foi fazer com que as pessoas reflitam sobre a sociedade em geral hoje, para transcender a discussão e projetar novos modelos econômicos mundiais”.

Em sua participação, Cé abordou o assunto questionando se há necessidade, ou não, de repensar o modelo econômico aplicado atualmente. “Procurei apresentar dados dos últimos séculos demonstrando que o atual modelo é, na verdade, responsável por uma melhoria geral de vida da população no planeta”, explica.

Para ele, contudo, isso não anula o fato de que mudanças precisam ser debatidas e, tão logo, implementadas.

Spengler defende que a violência influencia o contexto econômico. Isso restringe ou amplia o acesso aos meios econômicos e da justiça. “Por exemplo na Suécia a lei é igual para todos, não há diferença. Enquanto na Venezuela ou no Brasil se você conhece a pessoa certa, você abre um negócio mais rápido, se livra de burocracias”.

Ele complementa dizendo que o Brasil é um dos países mais demorados do mundo para abrir negócios. “É uma coisa histórica que a gente vem construindo ao longo do tempo, difícil de modificar, mas possível, esperamos que seja mudado o mais rápido possível.

“Vamos falar sobre”

O “Let’s talk about” é um momento proporcionado pela agência de inovação Colmeia, da TG Empresarial, que visa trazer para discussão temas contemporâneos que auxiliem na construção de um mundo melhor. Os eventos são cocriados em redes de apoio.

Acompanhe
nossas
redes sociais