Debate sobre indicações políticas para terceirizadas marca sessão da câmara

Clima de pré-campanha

Debate sobre indicações políticas para terceirizadas marca sessão da câmara

Vereadores da base aliada relativizam nomeações e lembram erros do governo anterior, enquanto oposicionistas criticam gestão atual e apontam incoerência em discursos dos colegas

Por

Debate sobre indicações políticas para terceirizadas marca sessão da câmara
Ildo Salvi criticou oposicionistas que cobravam disponibilização de nomes dos funcionários das terceirizadas
Lajeado

A demora no município em divulgar a relação de nomes de funcionários de empresas terceirizadas deu o tom da sessão de ontem da câmara de vereadores. A reunião foi marcada por críticas e, principalmente, embates entre parlamentares do governo e da oposição.

O alvo central da discussão foi a Arki, com a qual o município possui contrato. Oposicionistas voltaram a denunciar que há indicações políticas entre os funcionários terceirizadas da empresa lajeadense. Como defesa, alguns vereadores da base relativizaram o fato.

A polêmica começou quando Ildo Salvi (Rede) citou problemas semelhantes na gestão passada e atacou colegas que discursaram anteriormente. “Que ética e moral vocês tem para criticar alguém?”, provocou, se dirigindo a Carlos Eduardo Ranzi (MDB), que voltou a cobrar explicações da terceirizada.

Salvi ainda insinuou que Nilson do Arte (PT), hoje vereador, havia sido indicado pelo ex-prefeito Luis Fernando Schmidt para atuar em outra terceirizada, a Icos.

Indicações
Mariela Portz (PSDB) também atacou o governo anterior para amenizar as supostas indicações políticas para terceirizadas.

“Eu cheguei a trabalhar 8 meses no governo Schmidt e fiquei apavorada com o amadorismo que era aquilo, uma gestão ineficiente. Por isso, acredito que não tem problema um vereador indicar alguém para trabalhar numa secretaria se ele for competente”, justifica.

Ernani Teixeira (PTB) também relativizou o fato em seu pronunciamento. “Eu tenho um lá que eu botei”, admitiu.

“Velha política”
Quem não gostou nada dos discursos dos vereadores foi Éder Spohr (MDB), que também criticou Mariela por supostamente “debochar” enquanto ele discursava. “Chama atenção o tipo de defesa que os colegas estão fazendo. Não tem cabimento. Eu posso dizer com tranquilidade: não tenho nenhuma pessoa indicada ao Executivo”.

Já Sérgio Kniphoff (PT) ironizou os vereadores da situação, afirmando que eles estão indo contra a “nova política” que pregavam em suas campanhas. “Eu tenho fulano, ciclano. Aqui mesmo, durante a sessão, foi dito isso. A velha política está sendo justificada hoje apontando os erros do passado”, disparou.

Lista liberada
Enquanto fazia seu pronunciamento, Mariela Portz revelou que a relação de funcionários das empresas terceirizadas acabara de ser disponibilizada pelo governo municipal. Por meio do WhatsApp, ela repassou aos colegas o link com a publicação.

Para acessar a lista, basta entrar no site do governo municipal e procurar a aba “Administração”. No final da página, há um arquivo em PDF com o arquivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais